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Título: Gestão de estoques: implementação de melhorias nos fluxos de atividades em uma empresa farmacêutica com auxílio do BPMN
Título(s) alternativo(s): Inventory management: implementing of improvements in activity flows in a pharmaceutical company with BPMN assistance
Autor(es): Cardoso Junior, Cristiano Mesquita
Orientador(es): Borges, Reginaldo
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Planejamento da produção
Serviços farmacêuticos
Strategic planning
Production planning
Pharmaceutical services
Data do documento: 21-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARDOSO JUNIOR, Cristiano Mesquita. Gestão de estoques: implementação de melhorias nos fluxos de atividades em uma empresa farmacêutica com auxílio do BPMN. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: As organizações em um cenário mundial estão sendo constantemente desafiadas a alcançar melhores resultados com o menor custo possível. Para que as organizações alcancem os melhores resultados, devem se atentar a detalhes importantes, sendo um deles a gestão eficiênte e controle de estoque. Neste contexto, a modelagem de processo tem um papel extremamente importante, pois busca uma melhor comunicação entre diferentes níveis organizacionais. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo sugerir melhorias no processo de remessa de ferramentas para conserto externo em uma indústria farmacêutica, situada no Oeste do Paraná. Para alcançar o objetivo deste estudo, a metodologia da pesquisa utilizada foi realizada uma investigação bibliográfica sobre gestão de estoques e gestão por processos e observações direta e indireta do processo afim de obter dados. Já para a execução dos modelos, foi utilizado o software Bizagi Modeler©, que pode nos proporcionar uma modelagem de processo de forma clara e objetiva de acordo com o método Business Process Model and Notation (BPMN). A coleta de dados para a realização dessa pesquisa se deu por meio de reuniões informais e observações simples junto aos colaboradores envolvidos no processo, buscando entender como o processo poderia ser mais agil e menos moroso. Com as informações obtidas a partir da coleta de dados, foi possível mapear o processo atual e a visão futura do processo de maneira a simplificar as atividades, evitando possiveis falhas e atrasos no processo. Com auxílio do novo modelo de processo elaborado coordenado juntamente com planilhas do excel que já vinham sendo utilizadas pela empresa, o processo foi adaptado, simplificado e as falhas e gastos excecissivos que antes eram recorrentes hoje não existem mais. Algumas sugestões para trabalhos futuros são apresentados ao final do trabalho.
Abstract: Organizations on a world stage are constantly being challenged to achieve better results at the lowest possible cost. For organizations to achieve the best results, they must pay attention to important details, one of them being efficient management and inventory control. In this context, process modeling plays an extremely important role, as it seeks better communication between different organizational levels. In this way, the present work aims to suggest improvements in the process of sending tools for external repair in a pharmaceutical industry, located in the west of Paraná. To achieve the objective of this study, the research methodology used was a bibliographic investigation on inventory management and management by processes and direct and indirect observations of the process in order to obtain data. For the execution of the models, the Bizagi Modeler© software was used, which can provide us with a clear and objective process modeling according to the Business Process Model and Notation (BPMN) method. Data collection for this research took place through informal meetings and simple observations with the employees involved in the process, seeking to understand how the process could be more agile and less time consuming. With the information obtained from the data collection, it was possible to map the current process and the future vision of the process in order to simplify the activities, avoiding possible failures and delays in the process. With the help of the new process model developed, coordinated together with excel spreadsheets that were already being used by the company, the process was adapted, simplified and the failures and excessive expenses that were recurring before now no longer exist. Some suggestions for future work are presented at the end of work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34876
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