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dc.creatorLopes, Leriane Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-09-20T16:43:20Z-
dc.date.available2024-09-20T16:43:20Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.citationLOPES, Leriane Gonçalves. Impactos do marketing digital em uma microempresa individual de bombons artesanais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34861-
dc.description.abstractIn the contemporary context, where the market and the target audience's behavior undergo constant changes, it is essential to have tools that allow you to monitor these transformations to keep organizations competitive. Digital marketing stands out as a fundamental resource for business success, as its function is to create value for consumers, gaining and retaining them. Social networks, in this scenario, are relevant, as they allow a quick approach to the target audience and the identification of their main needs and preferences. Among these platforms, Instagram stands out as a predominant communication tool, effectively integrating images of business products with personal content from users' friends and family. The present study aims to analyze how the digital presence in an individual micro-enterprise can boost business in the artisanal chocolate sector. To collect and analyze data, a structured questionnaire was used, made available virtually through the Google Forms platform. Additionally, a commercial profile was created for the company on Instagram, aiming to analyze its performance and reach in the digital environment. The survey results revealed the company's notoriety in its location, in addition to identifying consumers' preferences and aversions in relation to the flavors of the chocolates. The positive impact of using Instagram was also observed in the study, evidenced by favorable metrics provided by the platform, which makes it possible to maintain a direct relationship with customers, significantly transforming the company's sales revenue, which culminated in an increase of 19.50% in production in relation to the months in which the actions were carried out and the consequent sale of the products.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectMarketing na Internetpt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectConfeitariapt_BR
dc.subjectInternet marketingpt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectInstagram (Electronic resource)pt_BR
dc.subjectSmall businesspt_BR
dc.subjectConfectionerypt_BR
dc.titleImpactos do marketing digital em uma microempresa individual de bombons artesanaispt_BR
dc.title.alternativeImpacts of digital marketing on a microenterprise producing handmade chocolatespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNo contexto contemporâneo, onde o mercado e o comportamento do público-alvo sofrem mudanças constantes, é essencial dispor de ferramentas que permitam acompanhar essas transformações para manter as organizações competitivas. O marketing digital se destaca como um recurso fundamental para o sucesso empresarial, pois sua função é criar valor para os consumidores, conquistando e fidelizando-os. As redes sociais, nesse cenário, são relevantes, pois permitem uma rápida aproximação com o público-alvo e a identificação de suas principais necessidades e preferências. Entre essas plataformas, o Instagram se sobressai como uma ferramenta de comunicação predominante, integrando de maneira eficaz as imagens de produtos empresariais com conteúdos pessoais de amigos e familiares dos usuários. O presente estudo tem como objetivo analisar como a presença digital em uma microempresa individual pode impulsionar os negócios no setor de bombons artesanais. Para a coleta e análise dos dados, foi utilizado um questionário estruturado, disponibilizado virtualmente por meio da plataforma Google Forms. Adicionalmente, foi criado um perfil comercial para a empresa no Instagram, visando analisar seu desempenho e alcance no ambiente digital. Os resultados da pesquisa revelaram a notoriedade da empresa em sua localidade, além de identificar as preferências e aversões dos consumidores em relação aos sabores dos bombons. Também se observou o impacto positivo do uso do Instagram no estudo, evidenciado por métricas favoráveis fornecidas pela plataforma, que possibilita manter um relacionamento direto com os clientes, transformando significativamente a receita de vendas da empresa, que culminou em um aumento de 19,50% na produção em relação aos meses em que foram feitas as ações e consequente venda dos produtos.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Guelbert, Tanatiana Ferreira-
dc.contributor.referee1Guelbert, Tanatiana Ferreira-
dc.contributor.referee2Silva, Karla-
dc.contributor.referee3Lima, Mirela Vanin dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Alimentos e Engenharia Químicapt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Tecnologia em Alimentos

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