Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarli, Gabriela de-
dc.date.accessioned2024-09-18T16:33:55Z-
dc.date.available2024-09-18T16:33:55Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.citationCARLI, Gabriela de. Proposta de um modelo praxeológico de referência para o ensino de área de triângulos e círculos tendo como pano de fundo as obras de Kandinsky. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34835-
dc.description.abstractThis study proposes an innovative praxeological model for teaching areas of circles and triangles, specifically aimed at students in the 7th year of Elementary School II, with the aim of providing a valuable support tool for teachers in their pedagogical practices. The research was conducted using a methodological approach based on a comprehensive literature review. We meticulously explored the relationship between mathematics and art, using the iconic works of Wassily Kandinsky as a source of inspiration for the development of this model. Furthermore, we carried out a thorough analysis of the available teaching materials and the National Common Curricular Base (BNCC), in order to understand how the concepts of circles and triangles are presented in the current educational context. Through this investigation, we sought to develop a practical and dynamic model, based on Kandinsky's artistic contributions, aiming to provide more engaging and effective activities that promote meaningful student learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTriângulopt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTrianglept_BR
dc.subjectGeometry, Planept_BR
dc.titleProposta de um modelo praxeológico de referência para o ensino de área de triângulos e círculos tendo como pano de fundo as obras de Kandinskypt_BR
dc.title.alternativeProposal for a praxeological reference model for teaching the area of triangles and circles with the works of Kandinsky as a backgroundpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo propõe um modelo praxeológico inovador para o ensino de áreas de círculos e triângulos, direcionado especificamente aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, com o objetivo de fornecer uma valiosa ferramenta de apoio aos professores em suas práticas pedagógicas. A pesquisa foi conduzida através de uma abordagem metodológica embasada em uma revisão bibliográfica abrangente. Exploramos meticulosamente a relação entre a matemática e a arte, utilizando as obras icônicas de Wassily Kandinsky como fonte de inspiração para o desenvolvimento deste modelo. Além disso, realizamos uma análise minuciosa dos materiais didáticos disponíveis e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de compreender de que maneira os conceitos de círculos e triângulos são apresentados no contexto educacional atual. Por meio desta investigação, procuramos elaborar um modelo prático e dinâmico, embasado nas contribuições artísticas de Kandinsky, visando proporcionar atividades mais envolventes e eficazes que promovam o aprendizado significativo dos alunos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.advisor-co1Figueroa, Teodora Pinheiro-
dc.contributor.referee1Santos, Felix Penna dos-
dc.contributor.referee2Salomão, Mateus Eduardo-
dc.contributor.referee3Ferrazza, Tiago Luiz-
dc.contributor.referee4Figueira, Cleonis Viater-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modeloensinotrianguloskandinski.pdf664,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons