Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34835
Título: | Proposta de um modelo praxeológico de referência para o ensino de área de triângulos e círculos tendo como pano de fundo as obras de Kandinsky |
Título(s) alternativo(s): | Proposal for a praxeological reference model for teaching the area of triangles and circles with the works of Kandinsky as a background |
Autor(es): | Carli, Gabriela de |
Orientador(es): | Figueira, Cleonis Viater |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Triângulo Geometria plana Mathematics - Study and teaching Triangle Geometry, Plane |
Data do documento: | 18-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | CARLI, Gabriela de. Proposta de um modelo praxeológico de referência para o ensino de área de triângulos e círculos tendo como pano de fundo as obras de Kandinsky. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024. |
Resumo: | Este estudo propõe um modelo praxeológico inovador para o ensino de áreas de círculos e triângulos, direcionado especificamente aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, com o objetivo de fornecer uma valiosa ferramenta de apoio aos professores em suas práticas pedagógicas. A pesquisa foi conduzida através de uma abordagem metodológica embasada em uma revisão bibliográfica abrangente. Exploramos meticulosamente a relação entre a matemática e a arte, utilizando as obras icônicas de Wassily Kandinsky como fonte de inspiração para o desenvolvimento deste modelo. Além disso, realizamos uma análise minuciosa dos materiais didáticos disponíveis e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de compreender de que maneira os conceitos de círculos e triângulos são apresentados no contexto educacional atual. Por meio desta investigação, procuramos elaborar um modelo prático e dinâmico, embasado nas contribuições artísticas de Kandinsky, visando proporcionar atividades mais envolventes e eficazes que promovam o aprendizado significativo dos alunos. |
Abstract: | This study proposes an innovative praxeological model for teaching areas of circles and triangles, specifically aimed at students in the 7th year of Elementary School II, with the aim of providing a valuable support tool for teachers in their pedagogical practices. The research was conducted using a methodological approach based on a comprehensive literature review. We meticulously explored the relationship between mathematics and art, using the iconic works of Wassily Kandinsky as a source of inspiration for the development of this model. Furthermore, we carried out a thorough analysis of the available teaching materials and the National Common Curricular Base (BNCC), in order to understand how the concepts of circles and triangles are presented in the current educational context. Through this investigation, we sought to develop a practical and dynamic model, based on Kandinsky's artistic contributions, aiming to provide more engaging and effective activities that promote meaningful student learning. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34835 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
modeloensinotrianguloskandinski.pdf | 664,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons