Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrikeis, Jessica Maria-
dc.date.accessioned2024-09-18T16:32:06Z-
dc.date.available2024-09-18T16:32:06Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.citationTRIKEIS, Jessica Maria. Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista nas aulas de matemática: um estudo bibliográfico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34834-
dc.description.abstractThis paper addresses the inclusion of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) through the lens of studies conducted since 1943. It explores information from various fields, including early and recent medical diagnoses, inclusion legislation, and the behavior and learning processes of autistic students, particularly in the school environment and in Mathematics learning. Initially, neurological data on Autism is presented, such as early studies, observed symptoms, and influencing factors. Following this, legislation regarding the rights of autistic individuals in society and in schools is discussed. Behavioral characteristics of autistic individuals are also explored to understand their influence on learning. The research focuses on the teaching and learning of autistic students, analyzing their characteristics in the classroom, the student-teacher relationship, the importance of education for adaptation from childhood, and the role of the family in the school context. Finally, the paper details how Mathematics learning occurs for autistic students and their inclusion in this specific context, addressing teaching methodologies that can assist in this process and emphasizing the importance of researching this topic in scientific studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleInclusão de alunos com transtorno do espectro autista nas aulas de matemática: um estudo bibliográficopt_BR
dc.title.alternativeInclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in Mathematics classes: a bibliographical studypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), à luz de estudos desenvolvidos desde 1943. São exploradas informações de diversas áreas, incluindo diagnósticos médicos iniciais e recentes, legislação sobre inclusão, comportamento e aprendizagem de alunos autistas, especialmente no ambiente escolar e na aprendizagem de Matemática. Primeiramente, são apresentados dados neurológicos do Autismo, como estudos iniciais, sintomas observados e fatores influenciadores. Em seguida, a legislação sobre os direitos dos autistas na sociedade e na escola. Características comportamentais dos autistas também são exploradas para entender a influência no aprendizado. O foco da pesquisa está no ensino e aprendizagem de autistas, analisando as características desses alunos em sala de aula, a relação aluno e professor, a importância da educação para adaptação desde a infância e o papel da família no contexto escolar. Por fim, é detalhado como ocorre a aprendizagem de Matemática para alunos autistas e a inclusão nesse contexto específico, abordando metodologias de ensino que possam auxiliar nesse processo e enfatizando a importância da pesquisa dessa temática em estudos científicos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares Junior, Waldir Silva-
dc.contributor.referee1Soares Junior, Waldir Silva-
dc.contributor.referee2Gargate, Ivan Italo Gonzales-
dc.contributor.referee3Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
inclusaoalunosautistasmatematica.pdf521,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons