Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34830
Título: | O uso de materiais manipuláveis para compreensão do algoritmo da divisão de euclides: o problema da divisão por zero |
Título(s) alternativo(s): | The use of manipulable materials to understand the euclidian division algorithm: the problem of division by zero |
Autor(es): | Moreira, Richard Ribeiro |
Orientador(es): | Lopes, Rodrigo |
Palavras-chave: | Divisão Zero (O número) Matemática - Estudo e ensino Euclides, Elementos de Division Zero (The number) Mathematics - Study and teaching Euclid's elements |
Data do documento: | 25-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | MOREIRA, Richard Ribeiro. O uso de materiais manipuláveis para compreensão do algoritmo da divisão de euclides: o problema da divisão por zero. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024. |
Resumo: | Tendo como foco os anos iniciais, período em que ocorre o processo do letramento matemático, são apresentadas as quatro operações básicas que atuam como eixo aos conteúdos que serão apresentados futuramente, que quando não explicados corretamente, podem causar consequências negativas no processo de aprendizagem dos jovens. Em caso particular, tratando sobre a operação de divisão, com o uso do Teorema da Divisão, devido ao seu número de termos e situações, muitas vezes a compreensão por parte dos alunos pode acabar sendo vaga. Com isso, o trabalho apresenta um possível material a ser utilizado em sala de aula, atuando como facilitador para a compreensão do Teorema da Divisão, trazendo como foco, justificar aos alunos a não divisão por zero. Por meio disso, o presente trabalho apresenta uma possibilidade a compreensão do conceito da divisão utilizando o algoritmo da divisão de Euclides com o uso de materiais manipuláveis obtendo como consequência a impossibilidade da divisão por zero. |
Abstract: | Focusing on the initial years, the period in which the process of mathematical literacy occurs, the four basic operations are presented that act as an axis for the contents that will be presented in the future, which, when not explained correctly, can cause negative consequences in the learning process of young people. . In particular, dealing with the division operation, using the Division Theorem, due to its number of terms and situations, students' understanding can often end up being vague. With this, the work presents a possible material to be used in the classroom, acting as a facilitator for understanding the Division Theorem, focusing on justifying to students the non-division by zero. Therefore, the present work presents a possibility to understand the concept of division using Euclid's division algorithm with the use of manipulable materials, resulting in the impossibility of division by zero. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34830 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
algoritmodivisaoferramentaensino.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons