Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Richard Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-09-18T16:28:04Z-
dc.date.available2024-09-18T16:28:04Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.citationMOREIRA, Richard Ribeiro. O uso de materiais manipuláveis para compreensão do algoritmo da divisão de euclides: o problema da divisão por zero. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34830-
dc.description.abstractFocusing on the initial years, the period in which the process of mathematical literacy occurs, the four basic operations are presented that act as an axis for the contents that will be presented in the future, which, when not explained correctly, can cause negative consequences in the learning process of young people. . In particular, dealing with the division operation, using the Division Theorem, due to its number of terms and situations, students' understanding can often end up being vague. With this, the work presents a possible material to be used in the classroom, acting as a facilitator for understanding the Division Theorem, focusing on justifying to students the non-division by zero. Therefore, the present work presents a possibility to understand the concept of division using Euclid's division algorithm with the use of manipulable materials, resulting in the impossibility of division by zero.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectDivisãopt_BR
dc.subjectZero (O número)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEuclides, Elementos dept_BR
dc.subjectDivisionpt_BR
dc.subjectZero (The number)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEuclid's elementspt_BR
dc.titleO uso de materiais manipuláveis para compreensão do algoritmo da divisão de euclides: o problema da divisão por zeropt_BR
dc.title.alternativeThe use of manipulable materials to understand the euclidian division algorithm: the problem of division by zeropt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoTendo como foco os anos iniciais, período em que ocorre o processo do letramento matemático, são apresentadas as quatro operações básicas que atuam como eixo aos conteúdos que serão apresentados futuramente, que quando não explicados corretamente, podem causar consequências negativas no processo de aprendizagem dos jovens. Em caso particular, tratando sobre a operação de divisão, com o uso do Teorema da Divisão, devido ao seu número de termos e situações, muitas vezes a compreensão por parte dos alunos pode acabar sendo vaga. Com isso, o trabalho apresenta um possível material a ser utilizado em sala de aula, atuando como facilitador para a compreensão do Teorema da Divisão, trazendo como foco, justificar aos alunos a não divisão por zero. Por meio disso, o presente trabalho apresenta uma possibilidade a compreensão do conceito da divisão utilizando o algoritmo da divisão de Euclides com o uso de materiais manipuláveis obtendo como consequência a impossibilidade da divisão por zero.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Rodrigo-
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Moisés Aparecido do-
dc.contributor.referee1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.referee2Santos, Mestre Felix Penna dos-
dc.contributor.referee3Lopes, Rodrigo-
dc.contributor.referee4Silva, Romel da Rosa da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
algoritmodivisaoferramentaensino.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons