Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34826
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Spricigo, Maylana | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T21:24:36Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T21:24:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SPRICIGO, Maylana. Conjunto de atividades para atendimento de estimulação precoce na APAE de Ipumirim-SC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34826 | - |
dc.description.abstract | Institutions such as the Association of Parents and Friends of Disabled People (APAE) seek to promote and guarantee the rights of people with intellectual or multiple disabilities through services in education, health, and social assistance. Most of these organizations are philanthropic and depend on financial resources from public agencies and private donations. This dependency results, in most cases, in infrastructure and equipment that is insufficient to fully meet the needs of the people being assisted. APAE Ipumirim-SC assists 23 people and offers, among other services, early stimulation care, which aims to develop skills to enhance the quality of life of children with some level of intellectual disability, since the first years of life are the best stages of neural plasticity. Therefore, this work sought to develop, in partnership with the institution’s pedagogical team, a modular set of activities to assist in early stimulation care. The methodology used was from Bruno Munari (1998), with an adaptation of the third stage of the methodology used by Gonçalves (2015) for validation. The final product was made from five wooden boards, which allow carrying out the activities of “alphabet”, “numbers”, “labyrinth”, “body positions” and “bead maze”. The collaboration of the pedagogical team was important for the results obtained, given the relevance of the professionals’ knowledge for the definition of criteria and validation of the developed product. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Desenho (Projetos) | pt_BR |
dc.subject | Integração social | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Estimulação sensorial - Projetos | pt_BR |
dc.subject | Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Social integration | pt_BR |
dc.subject | Human engineering | pt_BR |
dc.subject | Sensory stimulation - Design | pt_BR |
dc.title | Conjunto de atividades para atendimento de estimulação precoce na APAE de Ipumirim-SC | pt_BR |
dc.title.alternative | Set of activities for early stimulation service at APAE Ipumirim-SC | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Instituições como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) buscam promover e garantir os direitos de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla através de serviços na educação, saúde e assistência social. Boa parte dessas organizações são filantrópicas, e dependem de recursos financeiros provenientes de órgãos públicos e doações privadas. Esta dependência acarreta, na maioria das vezes, em infraestruturas e equipamentos insuficientes para atender plenamente as necessidades das pessoas assistidas. A APAE de Ipumirim-SC assiste 23 pessoas e oferece, entre outros serviços, o atendimento de estimulação precoce, que visa o desenvolvimento de habilidades para potencializar a qualidade de vida de crianças que apresentam algum nível de deficiência intelectual, já que os primeiros anos de vida são os melhores estágios da plasticidade neural. Portanto, neste trabalho buscouse desenvolver em parceria com a equipe pedagógica da instituição um conjunto modular de atividades para auxiliar no atendimento de estimulação precoce. A metodologia utilizada foi a de Bruno Munari (1998), com adaptação da terceira etapa da metodologia empregada por Gonçalves (2015) para validação. O produto final foi confeccionado a partir de cinco placas de madeira, que permitem a realização das atividades de “alfabeto”, “números”, “labirinto”, “posições” e “aramado”. A colaboração da equipe pedagógica foi de extrema importância para os resultados obtidos, dada a relevância do conhecimento das profissionais para a definição dos critérios de desenvolvimento e a validação do produto desenvolvido. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bordenousky Filho, Renato | - |
dc.contributor.referee1 | Bordenousky Filho, Renato | - |
dc.contributor.referee2 | Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier | - |
dc.contributor.referee3 | Nunes, Elenise Leocádia da Silveira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Design | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
atividadesatendimentoestimulacaoprecoce.pdf | 8,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons