Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34823
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Hoppe, Rachel Rebske | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T19:48:05Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T19:48:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.citation | HOPPE, Rachel Rebske. Fio Maravilha: projeto de mobiliário inspirado na produção modernista brasileira. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34823 | - |
dc.description.abstract | At the beginning of the 20th century, Brazilian artists returning from studies abroad brought with them ideals that would shape modernism in the country. Influenced by the European Vanguards, the artistic class proposed a break with the traditionalism of the academy and provoked various reactions in the population. Later on, these ideals were also implemented in architecture and furniture design. From the 1930s onwards, the concept of modern furniture emerged: national materials, original production with an expression of brazilianness and experiences of democratization of virtuous furniture. Currently, it is recognized that the demonstration of the Brazilian identity is an artifice capable of highlighting the country in the international furniture market. Inspired by modern furniture production, this work proposes a genuinely Brazilian project. The song Fio Maravilha, by Jorge Ben Jor, which gives name to the furniture, is related to the affectionate memory of the author and is explored in a parallel between the musician’s work and national identity. The furniture chosen to synthesize the modern elements updated to the current context was the Bar Cart. As an expression of brazilianness, the translation of the plurality of Brazil was adressed through the modularity used in the furniture. Finally, the functional prototype was handcrafted to validate not only the structural proposal, but the feasibility of a smallscale production that guarantees fair remuneration to those involved in the process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Mobiliário | pt_BR |
dc.subject | Modernismo (Estética) | pt_BR |
dc.subject | Marca de produtos | pt_BR |
dc.subject | Desenho (Projetos) | pt_BR |
dc.subject | Furniture | pt_BR |
dc.subject | Modernism (Aesthetics) | pt_BR |
dc.subject | Brand name products | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.title | Fio Maravilha: projeto de mobiliário inspirado na produção modernista brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | Fio Maravilha: furniture design inspired by brazilian modernist production | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | No início do século XX os artistas brasileiros que voltavam de estudos no exterior traziam consigo ideais que dariam forma ao modernismo no país. Influenciada pelas Vanguardas Europeias, a classe artística propôs a ruptura com o tradicionalismo da academia e provocou variadas reações na população. Mais adiante, tais ideais foram implementados também na arquitetura e no design de mobiliário. A partir da década de 1930 surgiu a concepção de móvel moderno: materiais nacionais, produção original com expressão de brasilidade e experiências de democratização do mobiliário virtuoso. Atualmente, reconhece-se que a demonstração da identidade brasileira é um artifício capaz de dar destaque ao país no mercado internacional de móveis. Ao se inspirar na produção mobiliária moderna, este trabalho propõe um projeto genuinamente brasileiro. A música Fio Maravilha, de Jorge Ben Jor, que dá nome ao móvel, está relacionada à memória afetiva da autora e é explorada num paralelo entre a obra do músico e a identidade nacional. O mobiliário escolhido para sintetizar os elementos modernos atualizados ao contexto atual foi o Carrinho de Bar. Como expressão da brasilidade, foi abordada a tradução da pluralidade do Brasil através da modularidade empregada ao móvel. Por fim, o protótipo funcional foi elaborado artesanalmente para validar não somente a proposta estrutural, mas a viabilidade de uma produção em pequena escala que garanta remuneração justa aos envolvidos no processo. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bordenousky Filho, Renato | - |
dc.contributor.referee1 | Zamarian, Esoline Helena Cavalli | - |
dc.contributor.referee2 | Furhmann, Jeferson Gil | - |
dc.contributor.referee3 | Bordenousky Filho, Renato | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Design | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mobiliarioproducaomodernistabrasileira.pdf | 6,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons