Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNuss, Douglas-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:09:33Z-
dc.date.available2024-09-17T16:09:33Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.citationNUSS, Douglas. Avaliação do nível de maturidade em gestão do conhecimento em uma instituição pública de ensino superior. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34818-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Roadmap para implementação da gestão do conhecimento na UTFPRpt_BR
dc.description.abstractA maturity analysis in knowledge management enables the assessment of the current state of an organization, allowing for targeted interventions to improve identified areas. Knowledge Management (KM) has increasingly gained recognition for its significance in large organizations; however, the public sector seems to lag behind in adopting this trend, thus failing to fully harness the potential benefits that KM can offer. The primary objective of this study was to evaluate the maturity level of a public institution, specifically a Federal Institution of Higher Education (IFES). To achieve the objectives of this study, a literature review was conducted to identify conceptual models. After a comparative analysis of the findings, it was evident that the Knowledge Management Model applied to the Brazilian public sector (MGCASP), developed by Batista (2012), is the most comprehensive and current model for the proposed purposes. Following this, the model was applied to a regional branch of a Federal Institution of Higher Education, comprising three campuses and 711 employees, yielding 48 valid responses. The research results revealed that the institution is at Level 1 - unawareness of KM. A roadmap was developed, outlining the identified areas for improvement and suggesting appropriate actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.titleAvaliação do nível de maturidade em gestão do conhecimento em uma instituição pública de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of knowledge management maturity level in a public higher education instituitionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA análise de maturidade em gestão do conhecimento permite analisar o estado em que se encontra uma determinada organização, e assim, atuar nos pontos de melhoria identificados. A Gestão do Conhecimento (GC) vem se consolidando cada vez mais com o passar do tempo, com reconhecimento de sua importância em grandes organizações, no entanto, o setor público parece não acompanhar no mesmo ritmo essa tendência, deixando de aproveitar ao máximo os potenciais benefícios que a GC pode trazer. Com isto, o objetivo principal deste trabalho foi avaliar o nível de maturidade em uma Instituição pública, uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Para alcançar os objetivos deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica na busca por modelos conceituais. Após uma análise comparativa dos resultados encontrados, evidenciou-se que o modelo de gestão do conhecimento aplicado ao setor público brasileiro (MGCASP) elaborado por Batista (2012) é o mais completo e atual para alcançar as finalidades propostas. Feito isto, o modelo foi aplicado em uma regional de Instituição Federal de Ensino Superior - 03 campi - com 711 servidores, dos quais obteve-se 48 respostas válidas. Os resultados da pesquisa revelaram que a instituição se encontra no Nível 1 - desconhecimento da GC. Foi elaborado um roteiro de implementação de ações - roadmap - indicando os aspectos de melhoria identificados e ações sugeridas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4787-7224pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5702596870235643pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Marco Antonio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1760-2246pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3451649375977152pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Marco Antonio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1760-2246pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3451649375977152pt_BR
dc.contributor.referee2Piana, Janaina-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7765-3582pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1370236674884957pt_BR
dc.contributor.referee3Cabral, Luiz Marcelo Martins do Amaral Carneiro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6385-3241pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5738049418794379pt_BR
dc.contributor.referee4Macedo, Marcelo-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-4154-9318pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1472689109850138pt_BR
dc.contributor.referee5Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaonivelmaturidade.pdf9,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
avaliacaonivelmaturidade_produto.pdf5,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons