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Título: Um coral de vozes: um estudo de Live From Death Row, de Mumia Abu-Jamal
Título(s) alternativo(s): A choral of voices: a study of Mumia Abu-Jamal's Live from the Death Row
Autor(es): Mezzomo, Leopoldo Kempinski
Orientador(es): Donada, Jaqueline Bohn
Palavras-chave: Literatura americana
Memória na literatura
Ficção americana
Literatura e História
Abu-Jamal, Mumia, 1954-
American literature
Memory in literature
American fiction
Literature and History
Data do documento: 3-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MEZZOMO, Leopoldo Kempinski. Um coral de vozes: um estudo de Live From Death Row, de Mumia Abu-Jamal. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Wesley Cook, internacionalmente conhecido como Mumia Abu-Jamal, foi militante de uma das organizações revolucionárias mais importantes da história dos Estados Unidos, o Partido dos Panteras Negras, e é também um profícuo escritor. Suas obras estão vinculadas à temática carcerária e aos debates políticos de seu tempo, discussões bastante pertinentes para um dos presos políticos mais antigos da história da humanidade. O objetivo de nossa pesquisa é discutir uma de suas obras, Live from Death Row na perspectiva da literatura de cárcere, gênero literário que invoca múltiplas vozes que compõem o sistema prisional e, de forma particular, a própria experiência do autor. Para a análise da obra enquanto literatura de cárcere, nos valemos das contribuições teóricas de Lukács (2010), responsáveis por estabelecer relações entre a história e o fazer literário, de Afrânio Coutinho (1976) que demonstra as nuances do exercício ficcional e de Norman Friedman (2002) para entendermos mais a fundo o processo narrativo experimentado por Abu-Jamal. Assim, demonstramos como a história do autor e de diversos outros elementos do sistema carcerário podem gerar uma amálgama de testemunho e ficção, duas características centrais da literatura de cárcere.
Abstract: Wesley Cook, internationally known as Mumia Abu-Jamal, was member of the Black Panther Party, one of the most important revolutionary associations in the history of the United States, and is also a prolific writer. His work discusses the prison system and the political debates of his time, relevant themes to one of the oldest political prisoners in human history. The aim of our research is to discuss one of his books, Live from Death Row, from the perspective of prison literature, a literary genre that invokes multiple voices that make up the prison system and, in particular, the author’s own experience. For the theoretical analysis of the book as prison literature, we relied on contributions by Lukács (2010), responsible for establishing relationships between history and literary practice, Coutinho (1976), who demonstrates the nuances of fictional exercise and Friedman (2002) to understand more deeply the narrative process experienced by Abu-Jamal. Thus, we demonstrate how the author’s history and several other elements of the prison system can generate a unit of testimony and fiction, two characteristics of prison literature.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34817
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