Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34817
Título: | Um coral de vozes: um estudo de Live From Death Row, de Mumia Abu-Jamal |
Título(s) alternativo(s): | A choral of voices: a study of Mumia Abu-Jamal's Live from the Death Row |
Autor(es): | Mezzomo, Leopoldo Kempinski |
Orientador(es): | Donada, Jaqueline Bohn |
Palavras-chave: | Literatura americana Memória na literatura Ficção americana Literatura e História Abu-Jamal, Mumia, 1954- American literature Memory in literature American fiction Literature and History |
Data do documento: | 3-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MEZZOMO, Leopoldo Kempinski. Um coral de vozes: um estudo de Live From Death Row, de Mumia Abu-Jamal. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Wesley Cook, internacionalmente conhecido como Mumia Abu-Jamal, foi militante de uma das organizações revolucionárias mais importantes da história dos Estados Unidos, o Partido dos Panteras Negras, e é também um profícuo escritor. Suas obras estão vinculadas à temática carcerária e aos debates políticos de seu tempo, discussões bastante pertinentes para um dos presos políticos mais antigos da história da humanidade. O objetivo de nossa pesquisa é discutir uma de suas obras, Live from Death Row na perspectiva da literatura de cárcere, gênero literário que invoca múltiplas vozes que compõem o sistema prisional e, de forma particular, a própria experiência do autor. Para a análise da obra enquanto literatura de cárcere, nos valemos das contribuições teóricas de Lukács (2010), responsáveis por estabelecer relações entre a história e o fazer literário, de Afrânio Coutinho (1976) que demonstra as nuances do exercício ficcional e de Norman Friedman (2002) para entendermos mais a fundo o processo narrativo experimentado por Abu-Jamal. Assim, demonstramos como a história do autor e de diversos outros elementos do sistema carcerário podem gerar uma amálgama de testemunho e ficção, duas características centrais da literatura de cárcere. |
Abstract: | Wesley Cook, internationally known as Mumia Abu-Jamal, was member of the Black Panther Party, one of the most important revolutionary associations in the history of the United States, and is also a prolific writer. His work discusses the prison system and the political debates of his time, relevant themes to one of the oldest political prisoners in human history. The aim of our research is to discuss one of his books, Live from Death Row, from the perspective of prison literature, a literary genre that invokes multiple voices that make up the prison system and, in particular, the author’s own experience. For the theoretical analysis of the book as prison literature, we relied on contributions by Lukács (2010), responsible for establishing relationships between history and literary practice, Coutinho (1976), who demonstrates the nuances of fictional exercise and Friedman (2002) to understand more deeply the narrative process experienced by Abu-Jamal. Thus, we demonstrate how the author’s history and several other elements of the prison system can generate a unit of testimony and fiction, two characteristics of prison literature. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34817 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
deathrowjamal.pdf | 334,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.