Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Thalya Gonçalves de-
dc.date.accessioned2024-09-16T21:11:09Z-
dc.date.available2024-09-16T21:11:09Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationCASTRO, Thayla Gonçalves. O desenvolvimento linguístico das vogais médias do português brasileiro por aprendizes hispano-falantes via teoria dos sistemas dinâmicos complexos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34814-
dc.description.abstractThis research analyzes, qualitatively, the linguistic development of Brazilian Portuguese (BP) open-mid and closed-mid / e /, / Ɛ /, / o / and / ɔ /vowel productions. The research participants are two learners of Portuguese who received classes at the Portuguese, as a third language, to Speakers of Other Languages’ Extension Program (UTFPR-CT), have Spanish as first language – Chilean and Bolivian varieties – and have English as a second language. The study bases on the perspective of Theory of Complex Dynamic Systems (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011; LARSEN-FREEMAN, 2015; DE BOT, 2017) to understand and describe the linguistic development processes. The methodology is composted by two data points, collected in 2017 and 2019, which compose a corpus with 216 words, from which 72 were vehicle sentences (24 target sentences and 48 distractor sentences) and 36 were context sentences (24 target sentences and 12 distractor sentences). The acoustic parameters used were F1, F2 measurements and the extraction of duration measurements – means and relative duration. The results point out a more possible change in vehicle sentences data. In both types of sentence context’s, there are no-linear (LARSEN-FREEMAN, 2015) processes in the vowel pairs, /e/e /Ɛ/ e /o/ e /ɔ/, in what refers to specific changes or variability values (VAN DIJK; VERSPOOR, LOWIE,2011).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirospt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectChilenos - Estudantespt_BR
dc.subjectBolivianos - Estudantespt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teaching - Foreign speakerspt_BR
dc.subjectLanguage acquisitionpt_BR
dc.subjectChileans - Studentspt_BR
dc.subjectBolivians - Studentspt_BR
dc.titleO desenvolvimento linguístico das vogais médias do português brasileiro por aprendizes hispano-falantes via teoria dos sistemas dinâmicos complexospt_BR
dc.title.alternativeLinguistic development of brazilian portuguese (BP) middle vowels by speakers of spanish - a complex dynamic systems viewpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visa analisar, de maneira qualitativa, o desenvolvimento linguístico da produção das vogais médias altas e médias baixas do Português Brasileiro (PB), /e/, /Ɛ/, /o/ e /ɔ/. Os participantes da pesquisa são dois aprendizes, os quais receberam aulas de português, como terceira língua, no Programa de Extensão de Português para Falantes de Outras Línguas, possuem o espanhol como primeira língua – variedade chilena e boliviana – e inglês como segunda língua. O estudo se ampara da perspectiva Teoria do Sistema Dinâmico Complexo (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011; LARSEN- FREEMAN, 2015; DE BOT, 2017) para entender e descrever o processo de desenvolvimento linguístico. A metodologia é composta de duas coletas de dados, em 2017 e 2019, que compõem o corpus de 216 palavras, destas 72 são sentenças-veículo (24 sentenças-alvo e 48 sentenças- distratoras) e 36 sentenças-contexto (24 sentenças-alvo e 12 sentenças-distratoras). Os parâmetros acústicos utilizados foram a medição de F1, F2 e as medidas de duração – médias e relativas das vogais. Os resultados apontam possíveis mudanças nos dados das sentenças - veículo. Em ambos os contextos de sentenças, parece ocorrer um processo não-linear (LARSEN-FREEMAN, 2015) de mudança nos pares de vogais, /e/e /Ɛ/ e /o/ e /ɔ/, os quais parecem ter sofridos distintos processos de movimentação e variabilidade (VAN DIJK; VERSPOOR, LOWIE, 2011).pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de-
dc.contributor.referee1Los Santos, Bruna da Rosa de-
dc.contributor.referee2Nishida, Gustavo-
dc.contributor.referee3Gomes, Maria Lúcia de Castro-
dc.contributor.referee4Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vogaismediasportugues.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.