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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34814
Título: | O desenvolvimento linguístico das vogais médias do português brasileiro por aprendizes hispano-falantes via teoria dos sistemas dinâmicos complexos |
Título(s) alternativo(s): | Linguistic development of brazilian portuguese (BP) middle vowels by speakers of spanish - a complex dynamic systems view |
Autor(es): | Castro, Thalya Gonçalves de |
Orientador(es): | Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de |
Palavras-chave: | Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Aquisição de linguagem Chilenos - Estudantes Bolivianos - Estudantes Portuguese language - Study and teaching - Foreign speakers Language acquisition Chileans - Students Bolivians - Students |
Data do documento: | 27-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CASTRO, Thayla Gonçalves. O desenvolvimento linguístico das vogais médias do português brasileiro por aprendizes hispano-falantes via teoria dos sistemas dinâmicos complexos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | A presente pesquisa visa analisar, de maneira qualitativa, o desenvolvimento linguístico da produção das vogais médias altas e médias baixas do Português Brasileiro (PB), /e/, /Ɛ/, /o/ e /ɔ/. Os participantes da pesquisa são dois aprendizes, os quais receberam aulas de português, como terceira língua, no Programa de Extensão de Português para Falantes de Outras Línguas, possuem o espanhol como primeira língua – variedade chilena e boliviana – e inglês como segunda língua. O estudo se ampara da perspectiva Teoria do Sistema Dinâmico Complexo (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011; LARSEN- FREEMAN, 2015; DE BOT, 2017) para entender e descrever o processo de desenvolvimento linguístico. A metodologia é composta de duas coletas de dados, em 2017 e 2019, que compõem o corpus de 216 palavras, destas 72 são sentenças-veículo (24 sentenças-alvo e 48 sentenças- distratoras) e 36 sentenças-contexto (24 sentenças-alvo e 12 sentenças-distratoras). Os parâmetros acústicos utilizados foram a medição de F1, F2 e as medidas de duração – médias e relativas das vogais. Os resultados apontam possíveis mudanças nos dados das sentenças - veículo. Em ambos os contextos de sentenças, parece ocorrer um processo não-linear (LARSEN-FREEMAN, 2015) de mudança nos pares de vogais, /e/e /Ɛ/ e /o/ e /ɔ/, os quais parecem ter sofridos distintos processos de movimentação e variabilidade (VAN DIJK; VERSPOOR, LOWIE, 2011). |
Abstract: | This research analyzes, qualitatively, the linguistic development of Brazilian Portuguese (BP) open-mid and closed-mid / e /, / Ɛ /, / o / and / ɔ /vowel productions. The research participants are two learners of Portuguese who received classes at the Portuguese, as a third language, to Speakers of Other Languages’ Extension Program (UTFPR-CT), have Spanish as first language – Chilean and Bolivian varieties – and have English as a second language. The study bases on the perspective of Theory of Complex Dynamic Systems (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011; LARSEN-FREEMAN, 2015; DE BOT, 2017) to understand and describe the linguistic development processes. The methodology is composted by two data points, collected in 2017 and 2019, which compose a corpus with 216 words, from which 72 were vehicle sentences (24 target sentences and 48 distractor sentences) and 36 were context sentences (24 target sentences and 12 distractor sentences). The acoustic parameters used were F1, F2 measurements and the extraction of duration measurements – means and relative duration. The results point out a more possible change in vehicle sentences data. In both types of sentence context’s, there are no-linear (LARSEN-FREEMAN, 2015) processes in the vowel pairs, /e/e /Ɛ/ e /o/ e /ɔ/, in what refers to specific changes or variability values (VAN DIJK; VERSPOOR, LOWIE,2011). |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34814 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras Inglês |
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