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dc.creatorFrança Filho, Renato-
dc.date.accessioned2024-09-16T20:45:05Z-
dc.date.available2024-09-16T20:45:05Z-
dc.date.issued2020-09-20-
dc.identifier.citationFRANÇA FILHO, Renato. Perspectivas sobre a literatura na escola: uma revisão bibliográfica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34813-
dc.description.abstractBy treating literature as a powerful instrument of instruction and education, it is worth reflecting upon the specificities of the process of reading the world, made possible by the use of the literary text and its pedagogical potentials in the classroom. Aiming to clarify that and other related issues, the research theme is the teaching of literature and its trajectory in school in terms of practices and conceptions, and the object of study is the recent bibliography about methodologies for teaching literature. The present work aims to develop an updated and extensive bibliographic review about the main approaches and proposals for literary literacy that aim to promote a more meaningful literary education situated in social reality. Based on readings from several studies, this research carries out a comprehensive mapping of various approaches put into practice in Brazil, especially from the late 1980s, in the context of the systematization of various methods in the classic work of Aguiar and Bordini (1988), extending until the present day, when we enter the second decade of the 21st century. Our hypothesis is that the most frequent approaches are guided by perspectives and understandings not as discordant among themselves, with some possible intersections in their views. We chose to privilege scholars and Brazilian contexts in order to ensure greater relevance and potential applicability of the discussion made. Through critical reading and analysis of the ideas presented in the text, we note that there is a tendency to involve the student more actively as a protagonist in the encounter with the literary text, which allows a better impact on the intellectual development of the reader in training, as well as on their emancipation as a subject in the world. The conclusions also point out that it is necessary to reflect on the continuing education of teachers, since various methodological devices are available, and their knowledge is essential for effective pedagogical practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectPerspectivapt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDidaticspt_BR
dc.subjectLiterature, Comparativept_BR
dc.subjectPerspectivept_BR
dc.titlePerspectivas sobre a literatura na escola: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.title.alternativePerspectives about literature in schools: a bibliographical reviewpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAo tratar a literatura como um instrumento de instrução e educação poderoso, convém refletir sobre as especificidades do processo de leitura do mundo, permitidas a partir do uso do texto literário e seus potenciais pedagógicos em sala de aula. Visando a possibilidade de explicitar essa e outras questões relacionadas, o tema da pesquisa é a literatura no âmbito escolar e sua trajetória em termos de práticas e concepções, e o objeto de estudo é a própria bibliografia teórica acerca de metodologias para ensino de literatura. O seguinte trabalho tem por objetivo desenvolver uma revisão bibliográfica atualizada e extensiva a respeito das principais abordagens e propostas de letramento literário que visam promover uma educação literária mais significativa e situada na realidade social. Com base nas leituras de diversos estudos, esta pesquisa realiza um mapeamento abrangente de várias abordagens postas em prática no Brasil, especialmente do final dos anos 1980, contexto da sistematização de vários métodos na clássica obra de Aguiar e Bordini (1988), estendendo-se até os dias de hoje, em que adentramos a segunda década do século 21. Partimos da hipótese de que as abordagens mais recorrentes se orientam por perspectivas e entendimentos não tão destoantes entre si, com algumas possibilidades de cruzamentos em suas visões. Optamos por privilegiar estudiosos e contextos brasileiros de modo a garantir maior pertinência e potencial de aplicabilidade da discussão feita. Por meio da leitura crítica e análise das ideias apresentadas no texto, notamos que há uma tendência em envolver o aluno mais ativamente como protagonista no encontro com o texto literário, o que permite um melhor impacto no desenvolvimento do intelecto do leitor em formação, bem como em sua emancipação enquanto sujeito no mundo. As conclusões também apontam que é necessário refletir sobre a formação continuada de professores, já que variados aparatos metodológicos estão disponíveis, e o conhecimento destes é essencial para uma prática pedagógica eficaz.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sanfelici, Aline de Mello-
dc.contributor.referee1Sales, Cristiano de-
dc.contributor.referee2Becker, Marcia Regina-
dc.contributor.referee3Sanfelici, Aline de Mello-
dc.contributor.referee4Donada, Jaqueline Bohn-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
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