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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34812
Título: | Speech intelligibility during runway incursions |
Autor(es): | Ribas, Lucas Miguel de Bail |
Orientador(es): | Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de |
Palavras-chave: | Aeroportos - Controle de tráfego Pistas (Aeronáutica) - Medidas de segurança Fraseologia Controle de tráfego aéreo Airports - Traffic control Runways (Aeronautics) - Security measures Phraseology Air traffic control |
Data do documento: | 26-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | RIBAS, Lucas Miguel de Bail. Speech intelligibility during runway incursions. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | A aviação pode ser considerada hoje um dos meios de transporte mais seguros do planeta. Um fator fundamental na segurança aérea é a presença dos controladores de tráfego aéreo, os indivíduos em contato direto por rádio com tripulações de voo e emitindo autorizações com o objetivo de evitar colisões entre aeronaves. Controladores se comunicam com pilotos através do uso de fraseologia padronizada, buscando alcançar comunicações eficientes, claras, concisas e livres de ambiguidades. Para situações não prescritas em manuais de fraseologia, deve-se utilizar o chamado plain language, o uso espontâneo, criativo e não codificado de uma determinada linguagem natural. Apesar da estrutura padronizada e rígida das interações por voz na aviação, a comunicação e problemas de linguagem ainda são comumente listados como fatores contribuintes de acidentes e incidentes graves. Este estudo investiga a natureza dos problemas de inteligibilidade e compreensibilidade decorrentes das interações controlador-piloto, especificamente no contexto das Incursões em Pista (RI). O primeiro momento deste trabalho foi composto por uma revisão bibliográfica, com o objetivo de obter um melhor entendimento dos problemas relacionados à comunicação no contexto de RI, o que resultou em um compilado dos fatores mais frequentemente listados. Na segunda parte da pesquisa, pilotos de aviação civil foram expostos a uma série de estímulos auditivos e realizaram dois tipos de tarefas, uma transcrição parcial e um cotejamento completo dos excertos ouvidos. A inteligibilidade foi medida pelo número de palavras recuperadas de cada frase, bem como a natureza das informações perdidas. A compreensibilidade foi analisada pela dificuldade avaliada de cada áudio em uma Escala Likert de 9 pontos, juntamente com comentários sobre o que dificultou cada instrução. As variáveis independentes escolhidas foram a presença de um segmento de plain language seguindo uma instrução completamente fraseológica, comprimento da mensagem e o tipo de tarefa que foi realizada. Os resultados mostraram que as transmissões contendo o segmento de plain language reduziram significativamente o desempenho dos participantes. Além disso, instruções contendo 4 ou mais informações aparentam ter aumentado a ocorrência do efeito de posição serial, corroborando estudos anteriores sobre o comprimento máximo da mensagem para reduzir entendimentos inadequados e perda de informações. |
Abstract: | Aviation can be considered today one of the safest forms of transport on the planet. A major factor in aviation safety is the existence of air traffic controllers, the individuals in direct contact with flight crews through voice-over radio and issuing clearances to prevent collisions between aircraft. The communication between controllers and pilots happens through the use of standardized phraseology, with the purpose of achieving efficient, clear, concise, and unambiguous communications. For situations not prescribed in phraseology manuals, plain language shall be used, the spontaneous, creative and non-coded use of a given natural language. Despite the current standardized and rigid structure of voice interactions in aviation, communication and language problems are still commonly listed as contributory factors of accidents and serious incidents. This study investigates the nature of intelligibility and comprehensibility problems arising during controller-pilot interactions, specifically within the context of Runway Incursions (RI). The first moment of this work was composed of a literature review aiming to attain a better insight of communicationrelated problems within the context of RI, which resulted into a compilation of the current most often listed factors. In the second part of the research, civilian aircraft pilots were exposed to a number of auditory inputs and had to perform two types of tasks, a partial transcription and a complete read back of the heard excerpts. Intelligibility was measured by the numbers of words recalled of each sentence, as well as the nature of pieces of information being lost. Comprehensibility was analyzed by the difficulty assessed of each audio on a 9-point Likert Scale, along with comments on what made each instruction difficult. The chosen independent variables were the presence of a plain language segment following a completely phraseological instruction, message length and the type of task being performed. The results have shown that transmissions containing the plain language segment have significantly reduced the performance accuracy of participants. Moreover, sentences containing 4 or more pieces of information seem to have increased the occurrence of the serialposition effect, corroborating previous studies regarding the maximum message length to reduce misunderstandings and information loss. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34812 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras Inglês |
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