Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34803
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Wesley Astudillo de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T21:54:55Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T21:54:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Wesley Astudillo de. Levantamento do perfil acadêmico e profissional dos egressos do curso de Licenciatura em física da UTFPR - campus Curitiba. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34803 | - |
dc.description.abstract | This work focuses on obtaining an opinion from graduates of the Licentiate in Physics course at UTFPR-CT, Curitiba campus subsequent to training, regarding factors related to academic and professional career progression. The research presented here aims to develop both an employment and an academic profile of the licensee, doing this through research centered on graduated students, from their first graduates in 2012 until September 8, 2022. Only graduates were considered eligible for the survey. Have effectively graduated by September 8, 2022, as it is believed that the graduates who graduated after this period did not have time to insert themselves in some academic and/or professional context, reducing the number of participants to 76. The graduates were contacted by e-mail, where a form with questions relevant to the research was sent. The form consisted of 23 multiple-choice closed questions and one open question, totaling 24 in all, a number that could decrease depending on the choices made in specific multiple-choice questions. This questionnaire was discussed within the scope of the course in its collegiate and submitted to the ethics committee of the institution and received responses within a period of 21 days. The methodology for analyzing these data was based on Bardin’s (2011) research concept, with data being separated, regrouped and then treated. 32 graduates of the course effectively participated in the research, which corresponds to a percentage of approximately 42% of the initial sample of 76 students. The data indicate that 38% of the graduates who participated in the survey currently work as teachers. In addition, most graduates were or are enrolled in a postgraduate program, with the Capes area of Earth Sciences being the most common targeting. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | College student orientation | pt_BR |
dc.subject | Labor market | pt_BR |
dc.title | Levantamento do perfil acadêmico e profissional dos egressos do curso de Licenciatura em física da UTFPR-campus Curitiba | pt_BR |
dc.title.alternative | Survey of the academic and professional profile of graduates of the Degree in physics teaching at UTFPR-Curitiba campus | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como foco a obtenção de um parecer dos egressos do curso de Licenciatura em Física da UTFPR-CT, campus Curitiba subsequente à formação, no que tange fatores relacionados a progressão da carreira acadêmica e profissional. A pesquisa aqui apresentada objetiva desenvolver um perfil tanto empregatício quanto acadêmico do licenciado, fazendo isto por meio de uma pesquisa centrada nos alunos formados, desde os seus primeiros formados em 2012 até 08 de setembro de 2022. Foram considerados elegíveis para a pesquisa apenas formados que tenham efetivamente colado grau até 08 de setembro de 2022 por julgar-se que os egressos que tenham se formado após este período não tenham tido tempo para se inserir em algum contexto acadêmico e ou profissional, reduzindo o número de participantes para 76. Os egressos foram contatados por e-mail, por onde foi enviado um formulário com questões relevantes para a pesquisa. O formulário era composto por 23 questões fechadas de múltipla escolha e uma questão aberta, totalizando um 24 ao todo, número que poderia diminuir a depender das escolhas em questões específicas de múltipla escolha. Este questionário foi discutido no âmbito do curso em seu colegiado e submetido ao comitê de ética da instituição e recebeu respostas no período de 21 dias. A metodologia de análise destes dados foi feita a partir do conceito de pesquisa de Bardin (2011), sendo os dados separados, reagrupados e depois tratados. Participaram efetivamente da pesquisa 32 egressos do curso, o que corresponde a um percentual de aproximadamente 42% da amostra inicial de 76 estudantes. Os dados apontam que 38% dos egressos que participaram da pesquisa atualmente atuam como docentes. Além disso, a maioria dos egressos esteve ou estão inseridos em algum programa de pós-graduação, sendo a grande área Capes das Ciências da Terra o direcionamento mais corriqueiro. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hirsch, Luciana Rocha | - |
dc.contributor.referee1 | Hirsch, Luciana Rocha | - |
dc.contributor.referee2 | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
dc.contributor.referee3 | Leite, Álvaro Emílio | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
perfilegressosfisica.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons