Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34802
Título: | Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio com base em recursos digitais |
Título(s) alternativo(s): | Wave-particle duality: a didactic sequence for high school based on digital resources |
Autor(es): | Giron, João Paulo |
Orientador(es): | Saavedra Filho, Nestor Cortez |
Palavras-chave: | Dualidade onda-partícula Estudantes do ensino médio Ensino - Meios auxiliares Didática Aprendizagem Wave-particle duality High school students Teaching - Aids and devices Didatics Learning |
Data do documento: | 7-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | GIRON, João Paulo. Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio com base em recursos digitais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | Esse trabalho objetivou a criação de uma sequência didática, que tem como finalidade auxiliar professores da educação básica (Ensino Médio) na confecção e elaboração de aulas envolvendo o tema Dualidade Onda-Partícula. Utilizando como base a pedagogia freiriana, a sequência visa conectar artefatos tecnológicos que utilizam deste fenômeno com a vida do estudante, para assim construir significativamente um conhecimento. Sob esse viés, autores afirmam a existência de desafios no processo da transposição didática, assim como parte na formação dos professores, entre outros desafios. Sendo assim a partir da análise de alguns livros, artigos e trabalhos acadêmicos que tratam sobre esse tema, buscou-se a elaboração de uma sequência didática que visa também contornar estes desafios utilizando diferentes abordagens e metodologias. Com o uso correto das ferramentas de pesquisa é possível encontrar diversos tipos de recursos e ferramentas didáticas que estão disponíveis gratuitamente e ainda assim possuem uma boa qualidade de conteúdo. |
Abstract: | This work aimed at the creation of a didactic sequence with the purpose of assisting teachers in basic education (high school) in the development and preparation of lessons involving the theme of Wave-Particle Duality. Drawing on Freirian pedagogy as a foundation, the sequence seeks to establish meaningful connections between technological artifacts that utilize this phenomenon and students’ lives, thus fostering the construction of knowledge. From this perspective, authors acknowledge the existence of challenges in the didactic transposition process, as well as in teacher training, among other difficulties. Therefore, based on the analysis of books, articles, and academic papers addressing this topic, the objective was to develop a didactic sequence that also addresses these challenges by employing various approaches and methodologies. By correctly utilizing research tools, it is possible to find a wide range of freely available educational resources and tools that maintain a high standard of content quality. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34802 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dualidadeondaparticula.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons