Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34801
Título: | Nebulosa do caos: uma proposta didática para abordar a lei da gravitação universal a partir de um jogo de tabuleiro |
Título(s) alternativo(s): | Nebula of chaos: a didactic proposal to approach the law of universal gravitation through a board game |
Autor(es): | Silva, Jhony dos Reis |
Orientador(es): | Roehrig, Silmara Alessi Guebur |
Palavras-chave: | Jogos de tabuleiro Física - Estudo e ensino Gravitação Currículos Board games Physics - Study and teaching Gravitation Education - Curricula |
Data do documento: | 29-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SILVA, Jhony dos Reis. Nebulosa do caos: uma proposta didática para abordar a lei da gravitação universal a partir de um jogo de tabuleiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | No âmbito das novas legislações que regem o ensino médio do Paraná, este trabalho aborda a proposição e o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica alternativa em uma turma de primeiro ano no município de Piraquara/PR. Tal proposta de intervenção tinha por objetivo abordar o conteúdo de Gravitação Universal se utilizando das Metodologias Ativas de Ensino, ao mesmo tempo em que propõe um jogo didático baseado nas leis da Gravitação Universal. Foi elaborada então uma proposta de intervenção, ao mesmo tempo que foi produzido um jogo didático de tabuleiro que se encaixasse com os objetivos previstos pela SEED (Secretaria da Educação do Estado do Paraná) sobre o ensino de Física. O jogo foi denominado como Nebulosa do Caos. O instrumento de pesquisa foi um Diário de Campo produzido pelo próprio pesquisador no momento da intervenção pedagógica, onde foram anotados diversos aspectos sobre o engajamento e as argumentações dos discentes. A análise qualitativa dos dados foi feita a partir da delimitação de categorias analíticas conforme as técnicas de Análise de Conteúdo. Foram constituídas duas categorias de análise – motivação e argumentação – com base na análise dos dados no diário. A partir da discussão dos resultados, conclui-se que a proposta de intervenção engajou a turma a entender o conteúdo para jogar o jogo Nebulosa do Caos. |
Abstract: | Within the scope of the new legislation governing high school education in Paraná, this study addresses the proposition and development of an alternative pedagogical intervention in a first-year class in the municipality of Piraquara/PR. This intervention aimed to approach the content of Universal Gravitation using Active Teaching Methodologies, while also proposing an educational board game based on the laws of Universal Gravitation. An intervention proposal was elaborated, and a didactic board game was produced to align with the objectives set by SEED (State Department of Education of Paraná) regarding the teaching of Physics. The game was named “Nebula of Chaos.” The research instrument used was a Field Diary created by the researcher during the pedagogical intervention, in which various aspects of student engagement and arguments were recorded. The qualitative analysis of the data was conducted by establishing analytical categories following Content Analysis techniques. Two categories of analysis – motivation and argumentation - were formed based on the data analysis from the diary. From the discussion of the results, it is concluded that the intervention proposal engaged the class in understanding the content in order to play the game “Nebula of Chaos.” |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34801 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
nebulosacaosproposta.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons