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dc.creatorRoncato, Janete Teresinha-
dc.date.accessioned2024-09-12T21:16:07Z-
dc.date.available2024-09-12T21:16:07Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationRONCATO, Janete Teresinha. Dimensões de currículo na formação inicial de professores: apontamentos sobre configuração curricular de curso de licenciatura em física. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34800-
dc.description.abstractThe analysis of the normative documents concerning Physics Teacher Education is presented in this work, with the general objective of outlining notes related to the curricular configuration of a Physics Teacher Education Program, considering the current legislation and its particular characteristics. In qualitative and documental research, documents related to the curriculum of a Physics Teacher Education Program are analyzed, namely: BNC Formação [National Curricular Base – Formation] – Normative document CNE/CP nº 2, December 20, 2019; Normative document CNE/CP nº 2, July 1, 2015; Pedagogical Project (PPC) concerning a Physics Teacher Education Program (matrix 826) at Federal University of Technology – Paraná (UTFPR), Campus Curitiba. This research covers the following specific objectives: to compare and to correlate guidelines of Normative document CNE/CP nº 2, July 1, 2015, and Normative document CNE/CP nº 2, December 20, 2019; to highlight demands for redefining the curricular configuration of a Physics Teacher Education Program, based on the analyzed normative documents; to point out suggestions inherent to the curricular configuration in the aforementioned Physics Teacher Education Program. This intentionality refers to the research question: What are the main demands for redefining the curriculum configuration arising from Normative document CNE/CP nº 2, December 20, 2019? In reference to this analytical process, the correlations between Brazilian curricular configurations of Teacher Education programs, the demands of society and teacher education are highlighted. The New High School, the learning difficulties in Physics and the evasion of students, unmotivated and always ready to give up their studies, when they are not welcomed in their particularities, are also highlighted. Among these notes, suggestions are presented concerning the dimensions of the curriculum in the initial Physics Teacher Education, inherent to the curriculum configuration.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCurrículos - Planejamentopt_BR
dc.subjectProfessores de física - Treinamentopt_BR
dc.subjectProfessores - Participação no planejamento curricularpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCurriculum planningpt_BR
dc.subjectPhysics teachers - In-service trainingpt_BR
dc.subjectTeacher participation in curriculum planningpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleDimensões de currículo na formação inicial de professores: apontamentos sobre configuração curricular de curso de Licenciatura emfFísicapt_BR
dc.title.alternativeCurriculum dimensions in initial teacher education: notes on curriculum configuration of a physics teacher education programpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA análise de resoluções concernentes à Licenciatura em Física é apresentada neste trabalho, tendo como objetivo geral delinear apontamentos relacionados à configuração curricular de Curso de Licenciatura em Física, considerando a legislação vigente e suas características particulares. Em pesquisa qualitativa e documental, analisam-se documentos relativos ao currículo de um curso de Licenciatura em Física, a saber: BNC Formação – Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019; Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015; Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Licenciatura em Física (matriz 826) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba. Esta pesquisa abrange os seguintes objetivos específicos: comparar e correlacionar diretrizes da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, e da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019; evidenciar demandas de redefinição de configuração curricular do Curso de Licenciatura em Física, a partir das resoluções analisadas; apontar sugestões inerentes à configuração curricular no referido Curso de Licenciatura em Física. Essa intencionalidade se reporta à questão de pesquisa: Quais as principais demandas de redefinição de configuração curricular provenientes da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019? Salientam-se, em referência a esse processo analítico, as correlações entre configurações curriculares brasileiras de cursos de Licenciatura, as demandas da sociedade e a formação docente. Evidenciam-se o novo Ensino Médio, as dificuldades de aprendizagem em Física e a evasão dos estudantes, desmotivados e sempre prontos a desistir dos estudos, quando não são acolhidos em suas particularidades. Entre tais apontamentos, apresentam-se sugestões acerca de dimensões do currículo na formação inicial de professores de Física, inerentes à configuração curricular.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sutil, Noemi-
dc.contributor.referee1Sutil, Noemi-
dc.contributor.referee2Costa, Rita Zanlorensi Visneck-
dc.contributor.referee3Roehrig, Silmara Alessi Guebur-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
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