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dc.creatorTravagin, Vinícius Bernardino-
dc.date.accessioned2013-01-22T14:00:29Z-
dc.date.available2013-01-22T14:00:29Z-
dc.date.issued2012-02-27-
dc.identifier.citationTRAVAGIN, Vinícius Bernardino. Subsídios para escolha do método construtivo de túneis. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/347-
dc.description.abstractGiven the increasing occupation of urban environments and the demands for infrastructure, the use of underground space seems to be an option. For this purpose, tunnels are the main alternative, either for utilities, for road transport, for subway, or for sanitation. However, no studies are observed about comparison of alternatives aiming the choose of the right tunneling method, one that is most appropriate in each context it presents. Thus, the choice of tunneling method, given the diversity and complexity of factors involved, has been done with majority support of the experience gained by those involved with the work or subjective and vain aspects, causing either tunnels more expensive than they should be or tunnels which structural and functional integrity are impaired. In this context, this study presents an overview about the tunnels, geotechnical and structural qualitative aspects related to them, the most established construction methods, variables that have direct interference in the various construction methods, technical costs, social costs and environmental costs involved with tunnels and the state of the art about decision making for this type of venture. As a result, this research gives a systematic and simplified way of choosing the tunneling method, based on objective criteria and guided by the context in which the work is and the total cost. The work seeks to contribute as well, with the rationalization of design and construction of tunnels.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectTúneis - Projetos e construçãopt_BR
dc.subjectConstrução subterrânea - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectMecânica do solopt_BR
dc.subjectControle de custopt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectTunnelingpt_BR
dc.subjectUnderground construction - Environmental aspectspt_BR
dc.subjectSoil mechanicspt_BR
dc.subjectCost controlpt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleSubsídios para escolha do método construtivo de túneispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoDiante da crescente ocupação dos ambientes urbanos e das demandas por infraestrutura, a ocupação do espaço subterrâneo mostra-se uma opção. Para este fim, os túneis são a principal alternativa, seja para a implantação de redes de utilidades, para transporte rodoviário, para transporte metroviário ou para sistemas de saneamento. Contudo, não se observam estudos de alternativas para a escolha do método construtivo ideal, aquele que seja mais adequado a cada contexto que se apresenta. Assim, a escolha do método construtivo de um túnel, dada a diversidade e complexidade de fatores envolvidos, tem se amparado na experiência adquirida pelos envolvidos com a obra ou em aspectos subjetivos e escusos, podendo ocasionar ora túneis mais onerosos do que deveriam ser, ora túneis de integridade estrutural e funcional comprometida. Neste contexto, o presente estudo apresenta um panorama geral a respeito dos túneis, aspectos qualitativos de estruturas e geotecnia a eles relacionados, os métodos construtivos mais consagrados, as variáveis que possuem interferência direta nos diversos métodos construtivos, os custos técnicos, sociais e ambientais de túneis e o estado da arte no processo decisório para este tipo de empreendimento. Traz como resultado uma sistemática simplificada para escolha do método construtivo, baseada em critérios objetivos e norteada pelo contexto em que a obra se encontra e por seu custo total. O trabalho busca contribuir, assim, com a racionalização da concepção, do projeto e da construção de túneis.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Puppi, Rogério Francisco Kuster-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
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