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dc.creatorPereira Neto, Marcello Cesar-
dc.date.accessioned2024-09-12T19:02:33Z-
dc.date.available2024-09-12T19:02:33Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.identifier.citationPEREIRA NETO, Marcello Cesar. Avaliação da eficácia de lubrificante à base de óleo de Oiticica para redução do desgaste para correntes de bicicleta. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34795-
dc.description.abstractBicycles have become increasingly widespread in Brazil and around the world, mainly because of their environmentally friendly relationship. It is estimated that there are more than 33 million units in Brazil alone. Currently, the vast majority of bicycles that exists use chains as their power transmission mechanism, due to their high efficiency and the possibility of arranging different speed levels. All chains will eventually lose their transmission capability, and this can occur in two predominant ways, which are: "open chain", or excessive elongation. The latter is responsible for more than 90% of cases. This elongation is mainly caused by wear between chain components, usually through abrasion. Therefore, the correct use of a lubricant can prolong the life of the chain and ensure greater liability for the cyclist. Chain lubricants are intended to reduce the power lost due to friction and also prevent premature wear. This work therefore aims to analyze the performance of a lubricant paste based on oiticica oil in terms of reducing wear compared to a commercial lubricant, Lube Cera. With tests carried out on a Reichert mechanism, using contact between crossed cylinders, it was possible to see that there is potential for working with fluids composed with oiticica oil that aim to reduce wear, since in this case the wear was 36% less than the one with the comercial lubricant.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectBicicletaspt_BR
dc.subjectLubrificação e lubrificantespt_BR
dc.subjectOiticicapt_BR
dc.subjectBicyclespt_BR
dc.subjectLubrication and lubricantspt_BR
dc.subjectOiticica treept_BR
dc.titleAvaliação da eficácia de lubrificante à base de óleo de Oiticica para redução do desgaste para correntes de bicicletapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the effectiveness of Oiticica oil-based lubricant for reducing wear for bicycle chainspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs bicicletas têm se difundido de maneira cada vez mais dominante pelo Brasil e pelo mundo, principalmente por sua relação amigável com o meio ambiente. Estima-se que existam mais de 33 milhões de unidades apenas no Brasil. Atualmente, a extrema maioria das bicicletas em uso utiliza as correntes como mecanismo de transmissão de potência, devido ao seu elevado índice de eficiência e possibilidade de arranjos com diferentes níveis de velocidade ou marchas. Todas as correntes eventualmente irão perder sua capacidade de transmissão ao longo do tempo, e isso pode ocorrer de duas maneiras predominantes, que são: <corrente aberta= ou alongamento excessivo. Sendo que a segunda é responsável por mais de 90% dos casos. Esse alongamento é causado principalmente pelo desgaste entre os componentes da corrente, geralmente por abrasão. Dessa forma, a correta utilização de um lubrificante pode prolongar a vida da corrente e garantir mais confiabilidade para o ciclista. Os lubrificantes para corrente têm a intenção de reduzir a potência perdida devido ao atrito, e também evitar o desgaste prematuro delas. Assim, esse trabalho visa analisar o desempenho de uma pasta lubrificante à base de óleo de Oiticica, quanto à redução do desgaste em comparação com um lubrificante comercial, o Lube Cera. Com ensaios realizados em um mecanismo Reichert, utilizando o contato entre cilindros cruzados, foi possível constatar que existe potencial para trabalhar com fluidos compostos com óleo de Oiticica que visam a diminuição do desgaste, já que este apresentou um desgaste cerca de 36% menor quando comparado ao lubrificante comercial.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Janaína Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Janaína Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee2Michels, Roger Nabeyama-
dc.contributor.referee3Lombardi Neto, Amadeu-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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