Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34773
Título: Proposta de uma sequência didática para a abordagem de sustentabilidade no ensino médio por meio da comparação entre carros a combustão e carros elétricos
Título(s) alternativo(s): Proposition of a teaching sequence for sustainability approach in high school comparing combustion cars and electric cars
Autor(es): Ott, Yuri Werner
Orientador(es): Hirsch, Luciana Rocha
Palavras-chave: Veículos elétricos
Automóveis - Motores - Combustão
Física - Estudo e ensino
Mudanças climáticas
Energia - Consumo
Electric vehicles
Automobiles - Motors - Combustion
Physics - Study and teaching
Climatic changes
Energy consumption
Data do documento: 13-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OTT, Yuri Werner. Proposta de uma sequência didática para a abordagem de sustentabilidade no ensino médio por meio da comparação entre carros a combustão e carros elétricos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho consiste na proposição de uma sequência didática abordando as mudanças climáticas, através de um comparativo entre a eficiência energética de um carro leve a combustão com um carro leve elétrico. A proposta teve embasamento na abordagem de ensino que vincula ciência, tecnologia, sociedade e ambiente com a formação do cidadão por meio da visão de Glen S. Aikenhead. Este estudo envolve pesquisa de ênfase qualitativa e pressupostos de Análise de Conteúdo na apreciação dos dados. Para a realização da proposta, foram analisados documentos curriculares nacionais a fim de adequar o tema de eficiência energética e sustentabilidade no Ensino Básico. Também foram analisados materiais acadêmicos que tratam a temática de carros a combustão e carros elétricos com fatores de eficiência energética a fim de encontrar uma relação comparativa da emissão de gases poluentes por quilômetro rodado. A construção da sequência didática foi fundamentada nos trabalhos de práticas educativas de Antoni Zabala, adequadas ao ensino proposto por meio de uma sequência de aulas dialogadas e interativas. Dessa maneira, por meio desta pesquisa realizada, pode-se concluir que a proposta do planejamento de aulas que relaciona emissão de gases poluentes com fatores do cotidiano dos alunos é possível de ser aplicada no ensino de física como instrumento de transposição didática.
Abstract: This work consists of a teaching sequence proposal using the climate change approach, through a comparison between the energy efficiency of a light combustion car with a light electric car. The proposal was based on teaching approach that links science, technology, society and environment with citizen education through the vision of Glen S. Aikenhead. The research has a qualitative emphasis and assumptions of Content Analysis in the appreciation of data. To carry out the proposal, national curriculum documents were analyzed in order to adapt the theme of energy efficiency and sustainability to basic education. Academic materials about combustion cars and electric cars with energy efficiency factors were also analyzed to find a comparative relationship of the emission of toxic gases per kilometer traveled. The planning of the didactic sequence was based on studies of educational practices by Antoni Zabala, adapted to the proposed teaching through a sequence of dialogued and interactive classes. Thus, through this research carried out, it can be concluded that the lesson planning proposal that relates toxic gas emissions with factors in the students’ daily lives can be applied in physics teaching as a didactic transposition instrument.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34773
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticasustentabilidadecarros.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons