Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34765
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Douglas Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T19:26:06Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10T19:26:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Douglas Nascimento de. Proposta de sequência didática para o efeito fotoelétrico no ensino médio: história, experimentos e aplicações. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34765 | - |
dc.description.abstract | This paper seeks to propose a Didactic Sequence for the content of the Photoelectric Effect, intended for the final stage of the third year of high school. To do só, it investigates how the History and Philosophy of Science and the elements of Modern and Contemporary Physics are manifested in the message of the Common National Curricular Base, a guiding document in force in the education systems. With the results of the research, the promotion of the elements of history of science and modern physics was verified, in addition to a biased characteristic for the labor market and the scientific literacy function of education. The interpretation and organization of the data allowed us to schematize the sequence of lessons in order to explore the elements and assumptions of the guiding document along with the didactic methodological composition of the three pedagogical moments. To support the didactic content of the sequence, supporting materials were elaborated, fruits of a didactic transposition, which explores the history of science in the development of the photoelectric effect and a sequence of experimental activities using electric circuits allied with simulation resources. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Fotoeletricidade | pt_BR |
dc.subject | Ciência - História | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Photoelectricity | pt_BR |
dc.subject | Science - History | pt_BR |
dc.subject | Science - Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Science - Experiments | pt_BR |
dc.title | Proposta de sequência didática para o efeito fotoelétrico no ensino médio: história, experimentos e aplicações | pt_BR |
dc.title.alternative | A proposal of didactic sequence for the photoelectric effect in high school: history, experiments and applications | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca propor uma Sequência Didática para o conteúdo do Efeito Fotoelétrico, destinada à etapa final do terceiro ano do ensino médio. Para tanto, investiga-se como a História e Filosofia da Ciência e os elementos da Física Moderna e Contemporânea se manifestam na mensagem da Base Nacional Comum Curricular, documento orientador que vigora nos sistemas de ensino. Com os resultados da pesquisa, verificou-se a promoção dos elementos de história da ciência e da física moderna, além de uma característica enviesada para o mercado de trabalho e a função de letramento científico da educação. A interpretação e organização dos dados permitiram esquematizar a sequência das aulas de modo a explorar os elementos e pressupostos do documento orientador junto com a composição didática metodológica dos três momentos pedagógicos. Para fundamentar o conteúdo didático da sequência, foram elaborados materiais de apoio, frutos de uma transposição didática, que explora a história da ciência no desenvolvimento do efeito fotoelétrico e uma sequência de atividades experimentais utilizando circuitos elétricos aliados com recursos de simulação. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
dc.contributor.referee1 | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
dc.contributor.referee2 | Lenz, Jorge Alberto | - |
dc.contributor.referee3 | Soboll, Danyel Scheidegger | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fotoeletricohistoriaexperimentosaplicacoes.pdf | 3,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons