Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34764
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Laskowski, Danielle do Rocio | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T19:15:21Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10T19:15:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
dc.identifier.citation | LASKOWSKI, Danielle do Rocio. Gamificaçãono ensino de física moderna e contemporânea: uma proposta de sequência didática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34764 | - |
dc.description.abstract | This work presents a gamified didactic sequence of Modern and Contemporary Physics (MCP) with the theme of Elementary Particle Physics. The insertion of MCP topics in high school is still shallow, either because of the difficulty and challenge that the content proposes or because of the lack of time and resources for its application. Based on this, the didactic sequence elaborated presents activities that use gamification as an active learning methodology seeking to engage and motivate students, in addition to offering more materials on the subject. Through the analysis of the Brazilian BNCC, it was possible to verify how MCP can be worked on from the perspective of competencies and abilities. In addition, through a systematic review of publications on gamification in Physics teaching, it was possible to verify an increasing trend of works that use this approach in their proposals. The didactic sequence was structured according to the three pedagogical moments and two gamified activities were developed to be worked on in the first and last class, in which the elaborated materials can be used and even adapted by the teacher according to classroom reality, being one more alternative for MCP topics reach the teaching space. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Gamificação no ensino de física moderna e contemporânea: uma proposta de sequência didática | pt_BR |
dc.title.alternative | Gamification in modern and contemporary physics teaching: a didactic sequence proposal | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho é apresentada uma sequência didática gamificada de Física Moderna e Contemporânea (FMC) com o tema de Física de Partículas Elementares. A inserção de tópicos de FMC no ensino médio ainda é muito baixa, seja pela dificuldade e desafio que o conteúdo propõe, seja pela falta de tempo e recursos para a sua aplicação. Com base nisso, a sequência didática elaborada conta com atividades que utilizam a gamificação como metodologia ativa de aprendizagem buscando, engajar e motivar os estudantes além de oferecer mais materiais sobre o tema. Através da análise da BNCC foi possível verificar de qual maneira a FMC pode ser trabalhada na perspectiva de competências e habilidades. Além disso, por meio de uma revisão sistemática de publicações sobre a gamificação no ensino de Física foi possível verificar uma tendência de aumento de trabalhos que utilizam dessa abordagem em suas propostas. A sequência didática foi estruturada segundo os três momentos pedagógicos e foram desenvolvidas duas atividades gamificadas a serem trabalhadas na primeira e na última aula, nas quais os materiais elaborados podem ser utilizados e até adaptados pelo professor segundo a sua realidade de sala de aula, sendo mais uma alternativa para que tópicos de FMC cheguem até as salas de aula. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Conceição, Sam Adam Hoffmann | - |
dc.contributor.referee1 | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
dc.contributor.referee2 | Ribas, Marlos de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3 | Costa, Rita Zanlorensi Visneck | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gamificacaofisicamoderna.pdf | 14,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons