Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34762
Título: | A utilização de ciência forense como estratégia para a aprendizagem de conceitos físicos no contexto do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The use of forensic science as a strategy for learning physical concepts in the high school context |
Autor(es): | Sato, Bruno Koiti |
Orientador(es): | Roehrig, Silmara Alessi Guebur |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino Criminalística Física - Investigação Prática de ensino Physics - Study and teaching Forensic sciences Physics - Investigation Student teaching |
Data do documento: | 7-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SATO, Bruno Koiti. A utilização de ciência forense como estratégia para a aprendizagem de conceitos físicos no contexto do ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso aborda a utilização de tópicos de ciência forense como contextualização para o ensino de física no ensino médio. Foi desenvolvida uma proposta sobre essa temática junto a estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual da região central de Curitiba. O objetivo foi compreender como essa proposta pode contribuir para a aprendizagem de conceitos físicos dos estudantes. A proposta foi elaborada com base na perspectiva do ensino por investigação. A atividade elaborada foi aplicada em duas turmas do segundo ano do ensino médio, que foram divididas em pequenos grupos para a discussão e realização da atividade proposta durante quatro aulas, partindo da exposição de um vídeo com o tema relacionado à ciência forense. Para a análise de dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo. Como resultados, foram observadas uma melhora significativa nas compreensões dos estudantes acerca das seguintes categorias: estabelecimento de relações do conteúdo do vídeo com conceitos físicos; explicação e compreensão do funcionamento dos instrumentos; percepções do estudante sobre a importância dos conceitos físicos na solução do crime fictício. Durante a proposta houve um envolvimento maior por parte dos alunos em relação às aulas observadas anteriormente à esta atividade, consequentemente aproximando-os de conceitos físicos a partir de contextos de séries televisivas conhecidas por eles. |
Abstract: | This course conclusion paper approaches the use of forensic science topics as a context for teaching physics in high school. A proposal was developed on this theme with second-year high school students from a state school in the central region of Curitiba. The objective was to understand how this proposal could contribute to the student’s learning of physical concepts. The proposal was elaborated based on the inquiry-based teaching perspective. The developed activity was applied in two classes in the second year of high school, which were divided into small groups for the discussion and realization of the proposed activity, starting from the exhibition of a video with a theme related to forensic science. For data analysis, the Content Analysis method was used. As a result, a significant improvement in students’ understanding of the following categories was observed: establishing video relationships with physical concepts; explanation and understanding of how the instruments work; student perceptions of the importance of physical concepts in fictional crime solving. During the proposal there was a greater involvement on the part of the students in relation to the classes observed before this activity, consequently bringing them closer to physical concepts from the contexts of television series known to them. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34762 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cienciaforenseensinomedio.pdf | 283,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons