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Título: Linguagem no ensino de ciências: uma proposta para o uso de dados públicos em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Language in science teaching: a proposal for the use of public data in the classroom
Autor(es): Mercuri, Aretha Camila El Achi
Orientador(es): Alves, João Amadeus Pereira
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Linguagem e educação
Ciência - Linguagem
Recursos de informação
Science - Study and teaching
Language and education
Science - Language
Information resources
Data do documento: 14-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MERCURI, Aretha Camila El Achi. Linguagem no ensino de ciências: uma proposta para o uso de dados públicos em sala de aula. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a construção de uma proposta de ensino de Ciências em nível Fundamental II sustentada por relatórios, anuários e outras fontes de informações oficiais que contemplam temas da Física presentes em contexto social contemporâneo. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo documental, cujo foco centrou-se na análise de documentos curriculares – a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo da Rede Estadual Paranaense –, bem como Anuários e Relatórios oficiais brasileiros atinentes sobre a possibilidade de usá-los em sala de aula. A análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin fundamentou o processo de exame do material. Assim, a pesquisa foi desenvolvida, inicialmente, pela caracterização da linguagem como qualquer expressão humana, seja ela escrita ou não, que possa transmitir significados. Em adição, destacou-se sua importância no ensino de Ciências. Também foi necessário revisitar os conceitos da transposição didática, pois esta mostra-se fundamental para o professor abstrair conteúdos explorados de anuários e relatórios oficiais, de modo a contextualizar suas aulas. Em seguida, partiu-se para análise dos documentos curriculares citados em busca de indicações que incentivasse o uso de multimodais de linguagem e fontes oficiais em aulas de Ciências do Ensino Fundamental II. Quanto à análise de Relatórios e Anuários, partiu de 16, sendo reduzidos a 11, devido aos documentos não serem em português, ou não tratarem de temas afins aos conteúdos no ensino de ciências. Concluiu-se, inicialmente, que os documentos curriculares amparam a proposta feita por este trabalho. Ainda para averiguar a possibilidade de uso deste tipo de fonte em sala de aula, uma gama de anuários, reunidos via pesquisa na internet, foi avaliada quanto as possibilidades de didatização. Dos 11 documentos avaliados, oito foram considerados favoráveis a transposição. Por fim, foi construída uma sequência didática destinada ao oitavo ano de Ensino Fundamental II, especialmente com base no Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018 – 2020, resultantes de refinado processo de compilação de dados nacionais, feito pela Empresa de Pesquisas Energéticas. Isso tudo permitiu chegar a um produto decorrente do estudo, denominado “Mini Anuário de Energia Elétrica do Brasil” que transpõe os dados deste mesmo anuário para melhor compreensão dos estudantes. Com este trabalho concluise que a construção de uma sequência didática que utilizou anuários e relatórios de temáticas específicas no ensino de Ciências é coerente com os documentos curriculares vigentes. E que tais fontes públicas de dados apresentam um bom potencial de didatização, mas que para sua exploração é dependente de inserção do profissional em bases de informações e busca por conexão delas aos documentos curriculares vigentes, o que o levará também a níveis de criatividade para produzir um tipo particular de fundamento às suas aulas.
Abstract: This work aims to analyze the construction of a proposal for teaching Science at Elementary II level supported by reports, yearbooks and other sources of official information that address Physics themes present in a contemporary social context. This is a qualitative, documental study, whose focus was centered on the analysis of curricular documents – the National Common Curricular Base and the Curriculum of the Paraná State Network –, as well as relevant Brazilian Yearbooks and Official Reports on the possibility of using them in the classroom. The content analysis proposed by Laurence Bardin supported the process of examining the material. Thus, the research was developed, initially, by characterizing language as any human expression, whether written or not, that can convey meanings. In addition, its importance in Science teaching was highlighted. It was also necessary to revisit the concepts of didactic transposition, as this is fundamental for the teacher to abstract contents explored from yearbooks and official reports, in order to contextualize his classes. Then, we started to analyze the curricular documents cited in search of indications that would encourage the use of multimodal languages and official sources in Science classes in Elementary School II. As for the analysis of Reports and Yearbooks, it started with 16, being reduced to 11, due to the documents not being in Portuguese, or not dealing with themes related to the contents in science teaching. It was concluded, initially, that the curricular documents support the proposal made by this work. Still to verify the possibility of using this type of source in the classroom, a range of yearbooks, gathered via internet research, was evaluated regarding the possibilities of teaching. Of the 11 documents evaluated, eight were considered favorable to transposition. Finally, a didactic sequence was built for the eighth year of Elementary School II, especially based on the Statistical Yearbook of Electric Energy 2018 – 2020, resulting from a refined process of compiling national data, carried out by the Empresa de Pesquisas Energéticas. All of this allowed us to arrive at a product resulting from the study, called the “Mini Yearbook of Electric Energy in Brazil”, which transposes the data from this same yearbook for a better understanding of the students. With this work, it is concluded that the construction of a didactic sequence that used yearbooks and reports on specific themes in Science teaching is coherent with the current curriculum documents. And that such public sources of data have a good potential for teaching, but that their exploration depends on the insertion of the professional in information bases and the search for their connection to the current curriculum documents, which will also lead to levels of creativity to produce a particular type of foundation to their classes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34761
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