Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34760
Título: | Conteúdos de física nos livros didáticos de ciências da natureza: uma análise do PNLD 2021 |
Título(s) alternativo(s): | Physics content in natural sciences textbooks: an analysis of PNLD 2021 |
Autor(es): | Amaral Junior, André Luís do |
Orientador(es): | Martins, Alisson Antonio |
Palavras-chave: | Livros didáticos Física - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) Base Nacional Comum Curricular Textbooks Physics - Study and teaching Interdisciplinary approach in education PNLD (Program : Brazil) |
Data do documento: | 8-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | AMARAL JUNIOR, André Luís do. Conteúdos de física nos livros didáticos de ciências da natureza: uma análise do PNLD 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Este trabalho se insere em um contexto de mudanças normativas na educação brasileira. Com a criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), houve implicações no que tange à organização dos objetivos educacionais, propostos em termos de competências norteadoras. Nesse contexto, os livros didáticos também sofreram mudanças. O PNLD 2021 se caracteriza como a primeira edição que visa a atender a BNCC nos livros didáticos do Ensino Médio, o que justifica investigar alguns de seus aspectos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo geral analisar como os conteúdos de Física estão organizados nos livros didáticos de Ciências da Natureza do PNLD 2021 com vistas a contemplar a primeira competência específica de Ciências da Natureza proposta pela BNCC. Como referencial teórico, apresenta-se uma discussão do histórico dos livros didáticos, as suas funções possíveis e tendências atuais incorporadas a estes objetos, como a interdisciplinaridade e o diálogo com as competências de ensino. O percurso metodológico apoiou-se em elementos da Análise de Conteúdo de Bardin. Elaborou-se quadros com os conteúdos de Física, Química e Biologia trabalhados em cada livro para cada coleção que objetivavam desenvolver a primeira competência específica de Ciências da Natureza. Os resultados apontam uma pluralidade na organização das coleções no que se refere à disposição dos conteúdos de Física, Química e Biologia. Contudo, também se percebem aproximações como, por exemplo, conteúdos de Física relativos à primeira competência específica de Ciências da Natureza que estão presentes em todas as coleções. Dentre esses conteúdos, buscou-se interpretar como o conteúdo Energia Mecânica foi desenvolvido em cada coleção didática para atender à primeira competência específica de Ciências da Natureza. Com relação à discussão da interdisciplinaridade, a maior parte das coleções apresentaram uma justaposição entre os conteúdos de ensino. Os resultados apontam algumas das soluções encontradas pelos autores das coleções de Ciências da Natureza, para o Ensino Médio, visando estruturar os conteúdos de ensino às novas demandas existentes na BNCC. |
Abstract: | This work is inserted in a context of normative changes in Brazilian education. With the creation of the Common National Curricular Base (BNCC), there were implications regarding the organization of educational objectives, proposed in terms of guiding competencies. In this context, textbooks have also undergone changes. The PNLD 2021 is characterized as the first edition that aims to meet the BNCC in high school textbooks, which justifies investigating some of its aspects. In this sense, the general objective of this study was to analyze how the contents of Physics are organized in the PNLD 2021 textbooks of Natural Sciences in order to meet the first specific competence of Natural Sciences proposed by the BNCC. As a theoretical framework, a discussion of the history of textbooks, their possible functions and current trends incorporated into these objects, such as interdisciplinarity and dialogue with the teaching competencies, is presented. The methodological approach was based on elements of Bardin’s Content Analysis. Tables were drawn up with the Physics, Chemistry and Biology contents worked on in each book for each collection that aimed to develop the first specific competence of Natural Sciences. The results indicate a plurality in the organization of the collections with regard to the arrangement of the Physics, Chemistry and Biology content. However, approximations can also be perceived, such as, for example, the contents of Physics related to the first specific competence of Natural Sciences, which are present in all the collections. Among these contents, we sought to interpret how the content Mechanical Energy was developed in each teaching collection to meet the first specific competence of Natural Sciences. Regarding the discussion of interdisciplinarity, most of the collections presented a juxtaposition between the teaching contents. The results point to some of the solutions found by the authors of the collections of Natural Sciences, for high school, aiming to structure the teaching content to the new demands existing in the BNCC. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34760 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fisicalivrosdidaticosciencias.pdf | 661,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons