Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34739
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Gabriel Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T13:48:53Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10T13:48:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Gabriel Cardoso. A reforma do ensino médio na visão de professores do Paraná: impactos na profissão docente. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34739 | - |
dc.description.abstract | Brazilian education has been undergoing turbulent processes of change over the last few years and, more recently, these movements have been motivated by the approval of the BNCC and the implementation of the New High School (NMS). The aim of this article is to analyze the context of the implementation of NEM in the state of Paraná, from the teachers' point of view, seeking to highlight the challenges and possibilities linked to this process. Six teachers working in the state of Paraná, in public and private schools, took part in the research. The data was collected through semi-structured interviews and then analyzed using the assumptions of Content Analysis. The core of the discussion centered on four emerging categories: Implementation; Training; Evaluation; and Parallels between Public and Private Realities. The results show that the lightening of the NEM implementation process is felt by both public and private school teachers and also has an impact on teacher training, as they don't feel prepared to teach the new training itineraries. It's worth pointing out that the difference between the public and private education contexts is quite apparent, since in private schools teaching practice has been less influenced, mainly due to the possibility of adjusting workloads. The fact that the evaluation processes were not altered corroborates the perception that the implementation process was shortened, due to the disorganized and hasty way in which the changes were made. These aspects require attention, as they are symptomatic and show the faces of our educational system. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Currículos - Mudança | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Curriculum change | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Public policy | pt_BR |
dc.title | A reforma do ensino médio na visão de professores do Paraná: impactos na profissão docente | pt_BR |
dc.title.alternative | The reform of secondary education from the point of view of teachers in Paraná: impacts on teaching profession | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação brasileira vem passando por processos conturbados de mudança ao longo dos últimos anos e, mais recentemente, tais movimentos têm sido motivados pela aprovação da BNCC e pela implementação do Novo Ensino Médio (NEM). O objetivo do presente artigo é analisar o contexto de implementação do NEM no estado do Paraná, a partir da ótica docente, buscando evidenciar desafios e possibilidades atreladas a esse processo. Participaram da pesquisa seis professores que atuam no estado do Paraná, em escolas das redes pública e particular. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e então as análises foram realizadas por meio dos pressupostos da Análise de Conteúdo. O cerne da discussão centrou-se em quatro categorias emergentes: Implementação; Capacitação; Avaliação; e Paralelos entre as Realidades Pública e Particular. Os resultados revelam que o aligeiramento no processo de implementação do NEM é sentido tanto pelos professores da rede pública quanto da rede particular e também impacta a capacitação dos professores, que não se sentem preparados para ministrar os novos itinerários formativos. Vale ressaltar que a diferença entre os contextos da educação pública e privada são bem aparentes, visto que nos colégios particulares a prática docente foi menos influenciada devido principalmente a possibilidade de adequação de cargas horárias. A não alteração dos processos avaliativos corrobora para a percepção de aligeiramento do processo de implementação, em virtude da forma desordenada e precipitada que as mudanças foram feitas. Tais aspectos requerem atenção, pois são de caráter sintomático e sinalizam faces de nosso sistema educacional. | pt_BR |
dc.degree.local | Apucarana | pt_BR |
dc.publisher.local | Apucarana | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Stanzani, Enio de Lorena | - |
dc.contributor.referee1 | Stanzani, Enio de Lorena | - |
dc.contributor.referee2 | Klein, Sabrina Gabriela | - |
dc.contributor.referee3 | Broietti, Fabiele Cristiane Dias | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | AP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
reformaensinomedioimpactos.pdf | 470,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons