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dc.creatorYamada, Henrique Hiroshi-
dc.date.accessioned2024-09-09T21:45:22Z-
dc.date.available2024-09-09T21:45:22Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.identifier.citationYAMADA, Henrique Hiroshi. Análise de um sistema de arrefecimento para um CVT de um veículo tipo Baja SAE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34732-
dc.description.abstractThis work presents the analysis and development of a cooling system for the CVT (Continuously Variable Transmission) of an OffRoad Baja vehicle, designed for the Baja SAE competition. Given the need to control the CVT temperature, which can affect the durability and performance of the components, the study proposed using computational simulations to determine the effectiveness of the proposed model in reducing temperature and to identify the best configuration for the cooling system. The simulations considered different air entry angles: 45º, 60º, 90º, and 120º. The results showed that the configuration with a 60º angle was the most effective, reducing the CVT pulley temperature from 205,23ºC to 83,51ºC, a 59.3% reduction. This configuration allowed for more effective cooling of the pulleys, which is crucial for safe operation and increased lifespan of the CVT components.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectControle de temperaturapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Dispositivos de transmissãopt_BR
dc.subjectVeículos off-roadpt_BR
dc.subjectTemperature controlpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Transmission devicespt_BR
dc.subjectOff-road vehiclespt_BR
dc.titleAnálise de um sistema de arrefecimento para um CVT de um veículo tipo Baja SAEpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of a cooling system for a CVT of a Baja SAE vehiclept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a análise e o desenvolvimento de um sistema de arrefecimento para o câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) de um veículo OffRoad Baja, projetado para a competição baja SAE. Diante da necessidade de controlar a temperatura do CVT, que pode comprometer a durabilidade e o desempenho dos componentes, o estudo propôs a utilização de simulações computacionais para determinar a eficácia do modelo proposta na redução de temperatura, e qual a melhor configuração para o sistema de arrefecimento. As simulações consideraram diferentes ângulos de entrada de ar, sendo eles de 45º, 60º, 90º e 120º. Os resultados demonstraram que a configuração com um ângulo de 60º foi a mais eficiente, reduzindo a temperatura das polias do CVT de 205,23ºC para 83,51ºC, uma redução de 59,3% da temperatura. Essa configuração permitiu um resfriamento mais eficaz das polias, o que é crucial para a operação segura e o aumento da vida útil dos componentes do CVT.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Rafael Sene de-
dc.contributor.advisor-co1Salvo, Ricardo de Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Lima, Rafael Sene de-
dc.contributor.referee2Galante, Renan Manozzo-
dc.contributor.referee3Michels, Roger Nabeyama-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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