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Título: Análise de um sistema de arrefecimento para um CVT de um veículo tipo Baja SAE
Título(s) alternativo(s): Analysis of a cooling system for a CVT of a Baja SAE vehicle
Autor(es): Yamada, Henrique Hiroshi
Orientador(es): Lima, Rafael Sene de
Palavras-chave: Controle de temperatura
Automóveis - Dispositivos de transmissão
Veículos off-road
Temperature control
Automobiles - Transmission devices
Off-road vehicles
Data do documento: 20-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: YAMADA, Henrique Hiroshi. Análise de um sistema de arrefecimento para um CVT de um veículo tipo Baja SAE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: Este trabalho apresenta a análise e o desenvolvimento de um sistema de arrefecimento para o câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) de um veículo OffRoad Baja, projetado para a competição baja SAE. Diante da necessidade de controlar a temperatura do CVT, que pode comprometer a durabilidade e o desempenho dos componentes, o estudo propôs a utilização de simulações computacionais para determinar a eficácia do modelo proposta na redução de temperatura, e qual a melhor configuração para o sistema de arrefecimento. As simulações consideraram diferentes ângulos de entrada de ar, sendo eles de 45º, 60º, 90º e 120º. Os resultados demonstraram que a configuração com um ângulo de 60º foi a mais eficiente, reduzindo a temperatura das polias do CVT de 205,23ºC para 83,51ºC, uma redução de 59,3% da temperatura. Essa configuração permitiu um resfriamento mais eficaz das polias, o que é crucial para a operação segura e o aumento da vida útil dos componentes do CVT.
Abstract: This work presents the analysis and development of a cooling system for the CVT (Continuously Variable Transmission) of an OffRoad Baja vehicle, designed for the Baja SAE competition. Given the need to control the CVT temperature, which can affect the durability and performance of the components, the study proposed using computational simulations to determine the effectiveness of the proposed model in reducing temperature and to identify the best configuration for the cooling system. The simulations considered different air entry angles: 45º, 60º, 90º, and 120º. The results showed that the configuration with a 60º angle was the most effective, reducing the CVT pulley temperature from 205,23ºC to 83,51ºC, a 59.3% reduction. This configuration allowed for more effective cooling of the pulleys, which is crucial for safe operation and increased lifespan of the CVT components.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34732
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