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Título: Fashion film: um estudo das significações da linguagem da moda no contexto da cibercultura
Título(s) alternativo(s): Fashion film: a study of the meanings of fashion language in the context of cyberculture
Autor(es): Morigi, Karem
Orientador(es): Nunes, Paula Ávila
Palavras-chave: Moda
Cinematografia de moda
Semiótica
Mídia digital
Anúncios - Marca de produtos
Vestuário - Aspectos simbólicos
Linguagem e cultura
Fashion
Fashion cinematography
Semiotics
Digital media
Advertising - Brand name products
Clothing and dress - Symbolic aspects
Language and culture
Data do documento: 5-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MORIGI, Karem. Fashion film: um estudo das significações da linguagem da moda no contexto da cibercultura. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Os vídeos fashion films, um gênero que une publicidade, cinema e moda, têm se destacado nas redes sociais por sua curta duração e por apresentar narrativas que cativam o consumidor/espectador. Produzidos em sua maioria pelas marcas de luxo, formam parte dos produtos de comunicação de moda para construir a identidade da marca e divulgar as coleções. Ao observar o alcance deles por meio de número de produções e de visualizações nas plataformas de compartilhamento de vídeos, o questionamento que se faz é de que maneiras a linguagem da moda é representada pelos fashion film no contexto cibercultural e quais os efeitos de sentido implicados? Para responder à pergunta, o objetivo dessa pesquisa é analisar como os processos de significação da linguagem da moda operam representando práticas culturais e ideológicas imbricadas nos discursos materializados pelo fashion film na cibercultura. Para isso, é feito um levantamento bibliográfico sobre o objeto de estudo. Inclui-se uma pesquisa documental na qual foram analisados e catalogados 162 fashion films considerando número de visualizações, parcerias entre marca e artistas e premiações em festivais. No que se refere aos métodos de análise da linguagem, foi feito um levantamento teórico da semiologia barthesiana e da semiótica discursiva e plástica a fim de analisar o texto sincrético. A metodologia adotada se caracteriza como qualitativa, uma vez que a análise linguística visa a explicar o fenômeno considerando subjetividades e nuances, além de configurar-se como: exploratória, ao adotar o levantamento bibliográfico, e; como descritiva, ao descrever o fenômeno e analisar a relação entre suas variáveis. O fashion film selecionado para análise foi o The uncanny valley, da marca de moda de luxo Stella McCartney, produzido em parceria com a diretora Philippa Price. Os estudos realizados apontaram que o objeto é um material de divulgação da moda que nasce e evolui com o cinema. Ganha destaque nas redes sociais por sua curta-duração e por promover uma experiência de voyerismo junto ao espectador apresentando mundos fantásticos e histórias surreais. A análise sob a luz da semiótica do vídeo The uncanny valley nos apontou que o fashion film se vale da criação de micronarrativas para trazer as temáticas as quais o destinador tem interesse, como a identidade da marca e a informação de moda. A investigação aponta que a linguagem da moda, neste objeto, opera como uma significação subjacente ao se fundir com a construção do “ser” das personagens na narrativa, o conceito de moda é representado pelos valores e os estados patêmicos das actantes.
Abstract: Fashion film videos, a genre that combines advertising, cinema and fashion, have stood out on social media due to their short duration and for presenting narratives that captivate the consumer/viewer. Mostly produced by luxury brands, they form part of fashion communication products to build brand identity and publicize collections. When observing their reach through the number of productions and views on video sharing platforms, the question that arises is in what ways is the language of fashion represented by fashion films in the cybercultural context and what are the meaning effects implied? To answer the question, the objective of this research is to analyze how the processes of meaning in the language of fashion operate by representing cultural and ideological practices embedded in the discourses materialized by fashion film in cyberculture. To do this, a bibliographic survey is carried out on the object of study. Documentary research is included in which 162 fashion films were analyzed and cataloged considering number of views, partnerships between brand and artists and awards at festivals. Regarding language analysis methods, a theoretical survey of Barthesian semiology and discursive and plastic semiotics was carried out to analyze the syncretic text. The methodology adopted is characterized as qualitative, since linguistic analysis aims to explain the phenomenon considering subjectivities and nuances, in addition to being configured as: exploratory, by adopting the bibliographic survey; and as descriptive, when describing the phenomenon and analyzing the relationship between its variables. The fashion film selected for analysis was The uncanny valley, by luxury fashion brand Stella McCartney, produced in partnership with director Philippa Price. The studies carried out showed that the object is a fashion promotional material that was born and evolved with cinema. It gains prominence on social media due to its short duration and for promoting a voyeuristic experience for the viewer, presenting fantastic worlds and surreal stories. The analysis in the light of semiotics of the video The uncanny valley showed us that the fashion film uses the creation of micronarratives to bring out the themes in which the recipient is interested, such as brand identity and fashion information. The investigation points out that the language of fashion, in this object, operates as an underlying meaning by merging with the construction of the “being” of the characters in the narrative, the concept of fashion is represented by the values and the pathetic states of the actants.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34704
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