Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34697
Título: Gestão de estoques em um supermercado
Título(s) alternativo(s): Inventory management in a supermarket
Autor(es): Lourenço, Geovane
Martins, Pedro Hugo Florencio
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Controle de estoque
Comércio varejista
Controle de produção
Inventory control
Retail business
Production control
Data do documento: 9-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LOURENÇO, Geovane; MARTINS, Pedro Hugo Florencio. Gestão de estoques em um supermercado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: O comércio varejista é um dos campos que mais impactam a economia brasileira e a concorrência vem aumentando cada vez mais devido ao avanço da globalização e as grandes redes de supermercados. Embora os empresários deste setor tenham grandes estímulos para se estabelecerem, ainda possuem dificuldades na administração de seus produtos, sendo que uma das principais causas de perdas neste ramo são os erros nos inventários. Uma gestão de estoque eficaz é essencial em comércios varejistas, especialmente em supermercados, onde o giro de estoque é alto. Em vista disso, o presente trabalho analisou a atual administração do estoque e da reposição de gôndolas em um supermercado. Após a coleta de dados e informações foi elaborado um gráfico com os produtos mais vendidos e uma curva ABC de vendas para cruzar os dados com as informações repassadas em questionários pelos colaboradores. Por fim, conhecendo o processo como um todo, tornou-se possível sugerir mudanças ao longo do processo de gestão de estoques e reposição de mercadorias nas prateleiras para se obter uma prestação de serviço otimizada. Desta forma, pode-se compreender a importância de uma boa gestão de estoque no ramo varejista, já que a mesma possibilita otimizar os recursos e reduzir custos.
Abstract: Retail trade is one of the fields that most impact the Brazilian economy and competition is increasing more and more due to the advance of globalization and the large supermarket chains. Although entrepreneurs in this sector have great incentives to establish themselves, they still have difficulties in managing their products, and one of the main causes of losses in this branch is errors in inventories. Effective inventory management is essential in retail businesses, especially in supermarkets, where inventory turnover is high. In view of this, the present work analyzed the current management of inventory and replacement of gondolas in a supermarket. After collecting data and information, a graph was created with the most sold products and an ABC sales curve to cross the data with the information passed on in questionnaires by employees. Finally, knowing the process as a whole, it became possible to suggest changes throughout the process of inventory management and replenishment of goods on the shelves in order to obtain an optimized service provision. In this way, one can understand the importance of good inventory management in the retail sector, since it makes it possible to optimize resources and reduce costs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34697
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoestoquesupermercado.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons