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Título: Percepção e avaliação social de variantes: estudo das percepções sociolinguísticas de estudantes universitários
Título(s) alternativo(s): Perception and social evaluation of variants: study of sociolinguistic perceptions of university students
Autor(es): Andrade, Vanessa de
Orientador(es): Silva, Susiele Machry da
Palavras-chave: Crença e dúvida
Comportamento humano
Língua portuguesa - Variação
Sociolinguística
Linguagem e línguas
Belief and doubt
Human behavior
Portuguese language - Variation
Sociolinguistics
Language and languages
Data do documento: 5-Jul-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ANDRADE, Vanessa de. Percepção e avaliação social de variantes: estudo das percepções sociolinguísticas de estudantes universitários. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: Esta pesquisa se propôs a analisar as percepções, julgamentos e avaliações de 38 universitários da UTFPR – campus Pato Branco em relação a variantes sociolinguísticas. Buscou-se com isso observar as características sociais dos falantes atribuídas pelos ouvintes, a partir de diferentes usos linguísticos, bem como as variantes linguísticas identificadas na fala. Para isso, os estudantes foram expostos a pequenos trechos de recortes de fala (em áudio), com duração aproximada de 2 minutos, selecionados de entrevistas sociolinguísticas oriundas de falantes das comunidades de Dois Vizinhos, Pato Branco e Francisco Beltrão, localizadas no interior do Paraná. Os participantes ouvintes foram convidados a preencher um formulário via Google Forms, onde responderam a perguntas que remetiam à sua percepção sobre as características do falante, processos variáveis e avaliação social da fala, com base nos preceitos da Sociolinguística (Weinreich, Labov, Herzog, 2006; Labov, 2008; Tarallo, 1997; Bortoni-Ricardo, 2017; Bagno, 2007; Mollica, Braga, 2007) e em estudos que envolvem crenças e atitudes linguísticas (Curioletti, 2021; Melo, Gomes, 2019; Hora; Henrique; Amorim, 2018; Mendonça; Borges, 2019; Nascimento, 2017; Freitag; Santos, 2016; Aguilera; Silva, 2014; Corbari; Sella, 2016; Botassini, 2009). Foram selecionados para este estudo trechos de fala que apresentassem o uso de alguns processos variáveis que ocorrem na região e que recebem certo estigma social, como: o rotacismo, a troca do ‘r’ forte pelo ‘r’ tepe em início de sílaba e a vocalização de “lh”. A análise dos dados revelou a habilidade dos informantes em reconhecer as características sociais dos falantes e também uma tendência a associar os locutores com o uso de fenômenos como rotacismo, vocalização de "lh" e r – tepe a características sociais como baixa escolaridade, mais idade, origem rural e classes sociais baixa e média. Por outro lado, locutores que não faziam uso desses fenômenos em sua fala foram associados a características como jovialidade, ensino superior, classe média e alta, e origem urbana. Em termos de agradabilidade, os locutores que não faziam o uso desses fenômenos foram avaliados mais positivamente. Os dados de percepção revelam ainda a habilidade dos ouvintes em reconhecer variantes sociolinguísticas, apontando na fala características como: não concordância e pronúncias diferentes.
Abstract: This research aimed to analyze the perceptions, judgments, and evaluations of 38 university students from UTFPR – Pato Branco campus regarding sociolinguistic variants. The study sought to observe the social characteristics of speakers attributed by listeners based on different linguistic usages, as well as the linguistic variants identified in speech. To achieve this, the students were exposed to brief audio excerpts, approximately 2 minutes in length, selected from sociolinguistic interviews with speakers from the communities of Dois Vizinhos, Pato Branco, and Francisco Beltrão, located in the interior of Paraná. The participants were invited to complete a questionnaire via Google Forms, where they responded to questions related to their perception of the speaker’s characteristics, variable processes, and social evaluation of speech, based on the principles of Sociolinguistics (Weinreich, Labov, Herzog, 2006; Labov, 2008; Tarallo, 1997; Bortoni-Ricardo, 2017; Bagno, 2007; Mollica, Braga, 2007) and studies involving linguistic beliefs and attitudes (Curioletti, 2021; Melo, Gomes, 2019; Hora; Henrique; Amorim, 2018; Mendonça; Borges, 2019; Nascimento, 2017; Freitag; Santos, 2016; Aguilera; Silva, 2014; Corbari; Sella, 2016; Botassini, 2009). For this study, excerpts featuring the use of certain variable processes prevalent in the region and carrying social stigma were selected, such as rotacism, the substitution of the strong ‘r’ with a flap ‘r’ in syllable-initial position, and the vocalization of “lh”. Data analysis revealed the informants' ability to recognize the social characteristics of speakers and also a tendency to associate speakers with the use of phenomena like rotacism, vocalization of “lh”, and r-flap with attributes such as low educational attainment, older age, rural origin, and lower and middle social classes. Conversely, speakers who did not use these phenomena were associated with attributes such as youth, higher education, middle and upper classes, and urban origin. In terms of likability, speakers who did not use these phenomena were rated more positively. Perception data also revealed the listeners’ ability to recognize sociolinguistic variants, identifying characteristics in speech such as disagreement and different pronunciations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34695
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