Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jonathon Viana-
dc.date.accessioned2024-09-06T13:05:34Z-
dc.date.available2024-09-06T13:05:34Z-
dc.date.issued2024-04-17-
dc.identifier.citationSILVA, Jonathon Viana. Proposta de soluções estratégicas para as dificuldades na comercialização do mel e derivados produzidos pelos associados à APAPS no município de Pau D´Arco do Tocantins. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34691-
dc.description.abstractThe execution of good processes combined with high technology makes it possible to increase production. However, an important part of these processes is the commercialization of what is produced. In view of this, this research aims to propose strategic sales solutions in order to minimize difficulties in marketing honey and derivatives produced by family farmers and is justified, as in this context it presents an academic study on beekeeping activity, which, although it is arousing interests, it has faced some difficulties in the sales processes, in addition to there being few studies on it and on the commercialization of beekeeping products in general. This research has the following characteristics: it is applied in nature, with exploratory objectives, a qualitative approach, using methods such as a case study, which had as its object of study the Association of Small Beekeepers of the Sudam Project - APAPS; content analysis, which examined the interview directed to the president of APAPS; bibliographical research, which searched and discussed scientific articles and books on Google Scholar, as well as in the Scielo, Science Direct, Scopus and Web of Science databases using the key words: family farming and marketing, short marketing circuits, honey, beekeeping, in addition to document analysis, which searched for documents on public agency websites related to the topic. With this information, the articles were read in order to summarize the objectives of each one, appreciating the results and conclusions on the subject studied. Furthermore, corroborating the theme of this research, a form containing 27 questions was applied to 11 of the 18 members, to seek information about the beekeepers and characterize them. Therefore, the research, in addition to proposing strategic marketing solutions, qualifies beekeepers, presents information regarding their sales difficulties, the marketing methods used and points out possible marketing channels applicable to family farmers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectProdutos agrícolas - Comercializaçãopt_BR
dc.subjectMelpt_BR
dc.subjectAbelhas - Criaçãopt_BR
dc.subjectFamily farmspt_BR
dc.subjectFarm produce - Marketingpt_BR
dc.subjectHoneypt_BR
dc.subjectBee culturept_BR
dc.titleProposta de soluções estratégicas para as dificuldades na comercialização do mel e derivados produzidos pelos associados à APAPS no município de Pau D´Arco do Tocantinspt_BR
dc.title.alternativeProposal of strategic solutions for difficulties in marketing honey and derivatives produced by APAPS members in the municipality of Pau D´Arco do Tocantinspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA execução de bons processos aliados a alta tecnologia possibilita o aumento na produção. Entretanto, uma parte importante nesses processos é a comercialização daquilo que é produzido. Em vista disso, esta pesquisa tem por objetivo propor soluções estratégicas de vendas a fim de minimizar as dificuldades na comercialização do mel e derivados produzidos pelos agricultores familiares. Justifica-se por apresentar um estudo acadêmico sobre a atividade apícola, que embora esteja despertando interesses, tem enfrentado algumas dificuldades nos processos de venda, além de existirem poucos estudos sobre a mesma e sobre a comercialização de produtos apícolas em geral. Esta pesquisa apresenta as seguintes características: é de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, abordagem qualitativa, utilizou-se de métodos como estudo de caso, que teve como objeto de estudo a Associação dos Pequenos Apicultores do Projeto Sudam - APAPS. Por meio de análise de conteúdo, sintetizou-se a literatura relacionada ao tema, bem como analisou a entrevista dirigida à presidente da APAPS. À vista disso, intitula-se como uma pesquisa bibliográfica que, mediante tal procedimento, examinou-se artigos científicos e livros no Google Acadêmico, bem como nas bases de dados Scielo, Science Direct, Scopus e Web of Science utilizando as palavras chaves: agricultura familiar e a comercialização, circuitos curtos de comercialização, mel, apicultura. Além disso, desenvolveu-se análise documental de textos obtidos em sites de órgãos públicos e relacionados ao tema. Com essas informações foram realizadas as leituras dos artigos a fim de sintetizarem os objetivos de cada um, apreciando os resultados e conclusões sobre o assunto estudado. Além disso, corroborando com o tema desta pesquisa, aplicou-se um formulário contendo 27 questões a 11 dos 18 associados, para buscar informações sobre os apicultores fazendo a caracterização dos mesmos. Portanto, a pesquisa além de propor soluções estratégicas de comercialização, qualifica os apicultores, apresenta informações quanto as suas dificuldades nas vendas, os meios de comercialização utilizados e aponta possíveis canais de comercialização aplicáveis aos agricultores familiares.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/5861469151311775pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5861469151311775pt_BR
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Juliana Vitoria Messias-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9575-3675pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5844979052853050pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Bethânia Avila-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0810-5758pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5833544156456663pt_BR
dc.contributor.referee1Bittencourt, Juliana Vitoria Messias-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9575-3675pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5844979052853050pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Bethânia Avila-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0810-5758pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5833544156456663pt_BR
dc.contributor.referee3Pontes, Joseane-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023133185335184pt_BR
dc.contributor.referee4Moreira, Silvana dos Santos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3618-9135pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0007823750175841pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostacomercializacaomelapaps.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons