Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastilho, Alex Sandro de-
dc.date.accessioned2024-09-06T12:51:21Z-
dc.date.available2024-09-06T12:51:21Z-
dc.date.issued2024-06-24-
dc.identifier.citationCASTILHO, Alex Sandro de. Objetos de aprendizagem com feedbacks para a autorregulação da aprendizagem de conceitos matemáticos necessários para o cálculo diferencial e integral. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34689-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: FARMA-CALC: Ferramenta de Autoria para a Remediação de Erros com Mobilidade na Aprendizagem para Ensino de Cálculo Diferencial e Integralpt_BR
dc.description.abstractDue to the high failure rates in Engineering courses, it is of fundamental importance to seek alternatives that minimize the difficulties that students entering Brazilian universities, particularly UTFPR, present in mathematics subjects. An alternative is the use of Learning Objects (LO) that enable awareness of mistakes made in order to encourage the ability to formulate hypotheses and solve problem situations, aspects that are fundamental for self-regulation of learning. Therefore, the objective of this work is to design an LO that offers immediate feedback that can be used for self-regulation of learning, in terms of Mathematics concepts necessary for Differential and Integral Calculus 1 (DIC 1). This LO was implemented in a version of the FARMA platform, called FARMA -Calc. To develop the research, the methodology based on Design Science Research - DSR was used. In the first phase, following the guidelines of the DSR model, we sought to present the relevance of the problem and the artifact design proposal (LO), as well as a first stage of evaluation of this design. In a second phase, the complete version of the LO was implemented, for application and evaluation with a group of students beginning in DIC 1. This complete version of the LO is made up of a set of 20 questions with feedback, defined based on studies on the Pre-Calculus assessment instruments, especially the Calculus Concept Readiness (CCR) and the Mathematics knowledge strata. Finally, the LO was subjected to a final evaluation with three DIC 1 classes. The results obtained indicate a high level of receptivity on the part of students in relation to the LO and its potential as an instrument for self-regulation in learning Pre-Calculus concepts. As a result, this research offers this LO in the form of an educational product, called FARMA-Calc, with the potential to help students with their difficulties in Mathematics concepts necessary for learning DIC 1.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDifferential calculuspt_BR
dc.subjectIntegral calculuspt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleObjetos de aprendizagem com feedbacks para a autorregulação da aprendizagem de conceitos matemáticos necessários para o cálculo diferencial e integralpt_BR
dc.title.alternativeLearning objects with feedback for self-regulation in learning mathematical concepts necessary for differential and integral calculuspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoDevido aos altos índices de reprovação nos cursos de Engenharia, é de fundamental importância buscar alternativas que minimizem as dificuldades que os estudantes ingressantes nas universidades brasileiras, em particular na UTFPR, apresentam nas disciplinas da área de matemática. Uma alternativa é o uso de Objetos de Aprendizagem (OA) que possibilitem a conscientização dos erros cometidos de modo a incentivar a capacidade de formular hipóteses e resolver situações-problemas, aspectos esses, fundamentais para a autorregulação da aprendizagem. Deste modo, o objetivo deste trabalho é conceber um OA que ofereça feedbacks imediatos que possam ser utilizados para a autorregulação da aprendizagem, em termos de conceitos de Matemática necessários para o Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI 1). Esse OA foi implementado em uma versão da plataforma FARMA, denominada FARMA-Calc. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a metodologia pautada em Design Science Research - DSR. Na primeira fase, seguindo as diretrizes do modelo da DSR, procurou-se apresentar a relevância do problema e a proposta de design do artefato (OA), bem como uma primeira etapa de avaliação desse design. Em uma segunda fase, se deu a implementação da versão completa do OA, para aplicação e avaliação com um grupo de alunos iniciantes em CDI 1. Essa versão completa do OA é composta de um conjunto de 20 questões com feedbacks, definidas a partir de estudos sobre os instrumentos de avaliação do Pré-Cálculo, em especial o Calculus Concept Readiness (CCR) e os estratos de conhecimento de Matemática. Por fim, o OA foi submetido a uma avaliação final com três turmas de CDI 1. Os resultados obtidos apontam um alto índice de receptibilidade por parte dos alunos em relação ao OA e sua potencialidade como instrumento de autorregulação da aprendizagem de conceitos de Pré-Cálculo. Como resultado, essa pesquisa oferece esse OA na forma de um produto educacional, denominado FARMA-Calc, com potencial para auxiliar os alunos em suas dificuldades em conceitos de Matemática necessários para a aprendizagem de CDI 1.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3866-9706pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0971381050120580pt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marczal, Diego-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2632-0021pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2408496735598516pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee2Szesz Junior, Albino-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3779-8445pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5815701082782172pt_BR
dc.contributor.referee3Leite, Maici Duarte-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6981-086Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1617412139473869pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-1548-5739pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.referee5Dantas, Sérgio Carrazedo-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-7043-1664pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137837974828532pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
objetosautorregulacaoaprendizagemcalculo.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
objetosautorregulacaoaprendizagemcalculo_produto.pdf986,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons