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Título: Objetos de aprendizagem com feedbacks para a autorregulação da aprendizagem de conceitos matemáticos necessários para o cálculo diferencial e integral
Título(s) alternativo(s): Learning objects with feedback for self-regulation in learning mathematical concepts necessary for differential and integral calculus
Autor(es): Castilho, Alex Sandro de
Orientador(es): Trevisan, André Luis
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Differential calculus
Integral calculus
Information technology
Educational technology
Learning
Data do documento: 24-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CASTILHO, Alex Sandro de. Objetos de aprendizagem com feedbacks para a autorregulação da aprendizagem de conceitos matemáticos necessários para o cálculo diferencial e integral. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: Devido aos altos índices de reprovação nos cursos de Engenharia, é de fundamental importância buscar alternativas que minimizem as dificuldades que os estudantes ingressantes nas universidades brasileiras, em particular na UTFPR, apresentam nas disciplinas da área de matemática. Uma alternativa é o uso de Objetos de Aprendizagem (OA) que possibilitem a conscientização dos erros cometidos de modo a incentivar a capacidade de formular hipóteses e resolver situações-problemas, aspectos esses, fundamentais para a autorregulação da aprendizagem. Deste modo, o objetivo deste trabalho é conceber um OA que ofereça feedbacks imediatos que possam ser utilizados para a autorregulação da aprendizagem, em termos de conceitos de Matemática necessários para o Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI 1). Esse OA foi implementado em uma versão da plataforma FARMA, denominada FARMA-Calc. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a metodologia pautada em Design Science Research - DSR. Na primeira fase, seguindo as diretrizes do modelo da DSR, procurou-se apresentar a relevância do problema e a proposta de design do artefato (OA), bem como uma primeira etapa de avaliação desse design. Em uma segunda fase, se deu a implementação da versão completa do OA, para aplicação e avaliação com um grupo de alunos iniciantes em CDI 1. Essa versão completa do OA é composta de um conjunto de 20 questões com feedbacks, definidas a partir de estudos sobre os instrumentos de avaliação do Pré-Cálculo, em especial o Calculus Concept Readiness (CCR) e os estratos de conhecimento de Matemática. Por fim, o OA foi submetido a uma avaliação final com três turmas de CDI 1. Os resultados obtidos apontam um alto índice de receptibilidade por parte dos alunos em relação ao OA e sua potencialidade como instrumento de autorregulação da aprendizagem de conceitos de Pré-Cálculo. Como resultado, essa pesquisa oferece esse OA na forma de um produto educacional, denominado FARMA-Calc, com potencial para auxiliar os alunos em suas dificuldades em conceitos de Matemática necessários para a aprendizagem de CDI 1.
Abstract: Due to the high failure rates in Engineering courses, it is of fundamental importance to seek alternatives that minimize the difficulties that students entering Brazilian universities, particularly UTFPR, present in mathematics subjects. An alternative is the use of Learning Objects (LO) that enable awareness of mistakes made in order to encourage the ability to formulate hypotheses and solve problem situations, aspects that are fundamental for self-regulation of learning. Therefore, the objective of this work is to design an LO that offers immediate feedback that can be used for self-regulation of learning, in terms of Mathematics concepts necessary for Differential and Integral Calculus 1 (DIC 1). This LO was implemented in a version of the FARMA platform, called FARMA -Calc. To develop the research, the methodology based on Design Science Research - DSR was used. In the first phase, following the guidelines of the DSR model, we sought to present the relevance of the problem and the artifact design proposal (LO), as well as a first stage of evaluation of this design. In a second phase, the complete version of the LO was implemented, for application and evaluation with a group of students beginning in DIC 1. This complete version of the LO is made up of a set of 20 questions with feedback, defined based on studies on the Pre-Calculus assessment instruments, especially the Calculus Concept Readiness (CCR) and the Mathematics knowledge strata. Finally, the LO was subjected to a final evaluation with three DIC 1 classes. The results obtained indicate a high level of receptivity on the part of students in relation to the LO and its potential as an instrument for self-regulation in learning Pre-Calculus concepts. As a result, this research offers this LO in the form of an educational product, called FARMA-Calc, with the potential to help students with their difficulties in Mathematics concepts necessary for learning DIC 1.
Descrição: Acompanha produção técnica: FARMA-CALC: Ferramenta de Autoria para a Remediação de Erros com Mobilidade na Aprendizagem para Ensino de Cálculo Diferencial e Integral
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34689
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