Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34682
Título: | O ensino de astronomia na educação infantil alinhado à BNCC: uma pedagogia de projetos |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of astronomy in childhood education aligned with BNCC: a pedagogy of projects |
Autor(es): | MORETONI, Rosangela Mara |
Orientador(es): | Florczak, Marcos Antonio |
Palavras-chave: | Astronomia - Estudo e ensino Ciência - Estudo e ensino Educação de crianças Aprendizagem Currículos - Planejamento Base Nacional Comum Curricular Astronomy - Study and teaching Science - Study and teaching Early childhood education Learning Curriculum planning |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MORETONI, Rosangela Mara. O ensino de astronomia na educação infantil alinhado à BNCC uma pedagogia de projetos. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa investigou a possibilidade de se trabalhar elementos de Astronomia na Educação Infantil, usando como metodologia a pedagogia de projetos alinhada à BNCC e aos Campos de Experiências. Para isso, foi desenvolvido um Projeto intitulado “Viajando pelo Universo”, com uma turma de infantil 3 (crianças de 3 anos), de um CMEI localizado no Município de Pinhais, no Paraná. A pesquisa procurou dialogar com a Proposta Pedagógica Curricular municipal de 2013 e sua atualização de 2021, essa alinhada à BNCC, visando a desenvolver a aprendizagem significativa. Partiu-se do pressuposto de que a Astronomia é uma ciência que desperta a curiosidade de pessoas de todas as idades; na Educação Infantil, não é diferente, por exemplo, quando a criança observa o dia ou a noite, se o sol está aparecendo ou não no céu ou por que a lua aparece durante o dia. Essas e outras perguntas levam a questionamentos e levantamento de hipóteses em busca de respostas, o que potencializa trabalhos em sala de aula. Neste contexto, a Astronomia permite mobilizar curiosidade e interesse, estimulando a imaginação e a criatividade. Foram elaborados vinte e cinco planejamentos relacionados a elementos de astronomia, para serem desenvolvidos em sala de aula, servindo de base para o produto associado à dissertação. O projeto desenvolvido com as crianças foi apresentado numa exposição à comunidade, processo que permitiu avaliar as contribuições para a aprendizagem. Por fim, esta pesquisa apresenta elementos de como realizar a inserção da Astronomia na Educação Infantil e de como verificar suas contribuições para o desenvolvimento das crianças. |
Abstract: | This research investigated the possibility of working on elements of Astronomy in Early Childhood Education, using project pedagogy as a methodology aligned with the BNCC and the Fields of Experiences. For this, a Project entitled “Travelling through the Universe” was developed, with a class of kindergarten 3 (3-year-olds), from a CMEI located in the Municipality of Pinhais, Paraná. This research searched to dialogue with the 2013 municipal Curriculum Pedagogical Proposal and its update from 2021, this one aligned with the BNCC, aiming to develop meaningful learning. It started from the assumption that Astronomy is a science that arouses the curiosity of people of all ages; in Early Childhood Education, it is no different; for example, when the child observes the day or night, whether the sun is appearing or not in the sky or why the moon appears during the day. These and other questions make us question and raise hypotheses in search of answers, enhancing classroom work. In this context, Astronomy allows us to mobilize curiosity and interest, stimulating imagination and creativity. Therefore, the product associated with this dissertation was conceived based on preparing twenty-five plans related to astronomy elements for application in the classroom. An institutional community exhibition of the work developed with the children made it possible to assess the learning contributions of the astronomy-based projects. Finally, this research presents elements of how to insert Astronomy into Early Childhood Education and how to verify its contributions to the learning development of children. |
Descrição: | Acompanha: O ensino de astronomia na educação infantil alinhado à BNCC: uma pedagogia de projetos |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34682 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinoastronomiaeducacaoinfantil.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ensinoastronomiaeducacaoinfantil_produto.pdf | 4,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons