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dc.creatorKulik, Ana Carolina-
dc.date.accessioned2024-09-05T20:20:05Z-
dc.date.available2024-09-05T20:20:05Z-
dc.date.issued2024-07-03-
dc.identifier.citationKULIK, Ana Carolina. Análise técnica e de desempenho do CARPORT instalado na UTFPR campus Neoville associado a diferentes veículos elétricos em Curitiba. 2024. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Energia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34681-
dc.description.abstractThis work presents the performance analysis of the solar parking lot (CARPORT) installed at UTFPR Neoville from July 2019 to December 2023. There is also a presentation of the energy generated by CARPORT for the energy consume of 5 different electric vehicles in the city of Curitiba – the Renault Fluence ZE, Nissan Leaf, Renault Kwid E-tech and two newer models: BYD Dolphin GS 180EV and BYD Dolphin Plus 310E, all 100% electric. A qualitative interview about the perception of electric vehicle owners towards combustion vehicles is also presented. Finally, a discussion on maintenance and modules cleaning in relation to system performance is also presented. The energy generated by CARPORT can meet the average daily energy need for transportation by a person from Paraná using any of the 5 Electric Vehicles studied. The best-selling BYD Dolphin models in February 2024 showed 9.25% lower consumption and 80.5% higher autonomy than the Electric Vehicles initially studied. CARPORT’s merit indices were collected between July 2019 and December 2023, totaling 54 samples and they are in accordance with literature data for this type of system. Washing the CARPORT modules represents an average of 8% improvement in the system’s performance rate. There is also a presentation of the results of interviews with 52 electric vehicle owners in Brazil. In general, owners are satisfied with the autonomy of their vehicle and would not use combustion vehicles again. On the other hand, 37% of those interviewed point to the poor infrastructure for using their electric vehicles as a problem for the growth in their use. Many interviewees report the exemption from IPVA and IPI as a perceived financial advantage for purchasing their vehicle. Half of those interviewed indicate complete satisfaction with the use of their EV. 90% of respondents recharge their EV at home and 60% of them have their own photovoltaic energy generation. The discussion about the sudden change in the consumption of Evs and the new tax collection on Evs in Paraná, for example, are also presented in the work. The purpose of this work is to continue the practicalanalysis of CARPORT performance indices and encourage the acquisition and use of new electric vehicles on the market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGeração de energia fotovoltaica - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectEstacionamento em campus - Abastecimento de energiapt_BR
dc.subjectAutomóveis elétricos - Modelospt_BR
dc.subjectAutomóveis elétricos - Consumo de energiapt_BR
dc.subjectPhotovoltaic power generation - Curitiba (Brazil)pt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectCampus parking - Power supplypt_BR
dc.subjectElectric automobiles - Modelspt_BR
dc.subjectElectric automobiles - Energy consumptionpt_BR
dc.titleAnálise técnica e de desempenho do CARPORT instalado na UTFPR campus Neoville associado a diferentes veículos elétricos em Curitibapt_BR
dc.title.alternativeTechnical and performance analysis of CARPORT installed at UTFPR campus Neoville associated with different electric vehicles in Curitibapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a análise de performance e desempenho do estacionamento solar (CARPORT) instalado na UTFPR Neoville de Julho de 2019 a Dezembro de 2023. Há também a apresentação da energia gerada pelo CARPORT para o consumo de 5 veículos elétricos diferentes na cidade de Curitiba – o Renault Fluence ZE, Nissan Leaf, Renault Kwid E-tech e dois modelos mais novos: BYD Dolphin GS 180EV e BYD Dolphin Plus 310E, todos 100% elétricos. Uma entrevista qualitativa sobre a percepção dos proprietários de veículos elétricos frente aos veículos à combustão é também apresentada. Por fim, uma discussão sobre manutenção e limpeza dos módulos frente a performance do sistema é discutida. A energia gerada pelo CARPORT é capaz de suprir a necessidade de energia diária média para locomoção de um paranaense para qualquer um dos 5 veículos elétricos estudados. Os modelos BYD Dolphin mais vendidos em fevereiro de 2024 apresentaram consumo 9,25% inferior e autonomia 80,5% superior aos veículos elétricos inicialmente estudados. Os índices de mérito do CARPORT foram coletados entre Julho de 2019 a Dezembro de 2023, totalizando 54 amostras e eles estão de acordo com os dados da literatura para esse tipo de sistema. A lavagem dos módulos do CARPORT representa em média, 8% de melhora para a taxa de desempenho do sistema. Há ainda a apresentação do resultado de entrevistas com 52 proprietários de veículos elétricos no Brasil. De maneira geral, os proprietários se mostram satisfeitos com a autonomia de seu veículo e não voltariam a utilizar veículos à combustão. Por outro lado, 37% dos entrevistados apontam a infraestrutura deficiente para a utilização de seus elétricos como um problema para o crescimento de sua utilização. A maioria dos entrevistados relata a isenção do IPVA e IPI como percepção de vantagem financeira para aquisição de seu veículo elétrico. Metade dos entrevistados aponta satisfação plena com a utilização do seu VE. 90% dos entrevistados recarregam seu VE na própria residência e 60% deles, possui geração de energia fotovoltaica própria. A discussão sobre a mudançarepentina no consumo dos Ves e nova cobrança de imposto sobre Ves no Paraná, por exemplo, também são apresentados no trabalho. O propósito deste trabalho é continuar a análise prática sobre os índices de performance do CARPORT e fomentar a aquisição e uso de novos veículos elétricos no mercado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3211-3478pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5293128037506081pt_BR
dc.contributor.advisor1Urbanetz Junior, Jair-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9355-1730pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654512569280452pt_BR
dc.contributor.referee1Urbanetz Junior, Jair-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9355-1730pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654512569280452pt_BR
dc.contributor.referee2Leludak, Jorge Assade-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3755-7737pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5000038509732882pt_BR
dc.contributor.referee3Raimundo, Rodrigo César-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0014-4613pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6762537560278082pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sistemas de Energiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
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