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Título: Turismo de megaeventos e planejamento regional: as contribuições de técnicas de big data no estudo da demanda turística recebida nos jogos olímpicos Rio 2016
Título(s) alternativo(s): Mega-event tourism and regional planning: the contributions of big data techniques in the study of tourism demand during the olympic games Rio 2016
Autor(es): Minozzo, Daniele Solana
Orientador(es): Miola, Edna
Palavras-chave: Olimpíadas
Esportes e turismo
Turismo e planejamento urbano
Administração pública
Jogos Olímpicos (31. : 2016 : Rio de Janeiro, RJ)
Big data
Olympics
Sports and tourism
Tourism and city planning
Public administration
Data do documento: 1-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MINOZZO, Daniele Solana. Turismo de megaeventos e planejamento regional: as contribuições de técnicas de big data no estudo da demanda turística recebida nos jogos olímpicos Rio 2016. 2024. Tese (Doutorado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Nas últimas décadas os megaeventos esportivos têm sido utilizados como ferramenta de transformação urbana e promoção internacional das localidades que os sediaram. Um dos objetivos da divulgação internacional realizada nestas ocasiões é aumentar a visibilidade do destino turístico, e com isso aumentar também a captação de turistas estrangeiros no país. Embora os megaeventos sejam frequentemente associados à demanda internacional de turismo, indicadores mostram que o maior público recebido nessas ocasiões costuma ser composto por turistas domésticos. Esta tese é dedicada ao estudo dos dados de fluxo e acomodação da demanda turística efetiva recebida durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o maior megaevento sediado no período, que foi considerado um sucesso quanto ao público e às receitas recebidas. Foi aferido neste trabalho o quanto destas externalidades positivas de turismo, percebidas no destino turístico da cidade do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas 2016, podem ser atribuídas à demanda doméstica de turismo. A pesquisa foi baseada na divisão e comparação dos dados dos dois grupos de turistas que compõem a demanda total recebida, domésticos e internacionais. Os dados utilizados foram coletados durante a realização do evento na cidade do Rio de Janeiro por órgãos públicos municipais, estaduais e federais, assim como associações de classe do setor turístico, que foram posteriormente disponibilizados em cadernos de demandas. Foi analisado o Relatório de Análise de Dados de Celular fornecido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a partir de informações dos turistas geradas em big data, a comparação deste material com as outras referências contribuiu para uma percepção ampla da composição da demanda turística de megaeventos, e para identificar diferenças de comportamento entre os grupos de turistas internacionais e domésticos na ocasião. A metodologia empregada na tese serve ao poder público como exemplo para futuras análises de dados de demanda de destinos turísticos, não limitada apenas a recepção de megaeventos. Conclui-se que houve “síndrome de megaevento” nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro pela superestimação do aumento de fluxo turístico em períodos posteriores. Os resultados indicaram a dependência da demanda doméstica no turismo do Brasil mesmo após o ciclo de megaeventos 2013-2016. Os grupos de turistas domésticos também apresentaram uma melhor distribuição geográfica na cidade durante as Olímpiadas do Rio. Enquanto os grupos internacionais registraram maior concentração no Cluster Copacabana, houve maior registro de grupos domésticos nos Cluster Barra e Cluster Maracanã. Entre os legados olímpicos de 2016 identificados estão as parcerias estabelecidas pela prefeitura, entre diferentes esferas de poder no investimento em infraestrutura urbana, e parcerias público-privadas, na aplicação de técnicas e tecnologias de mineração de dados que auxiliaram na gestão de fluxos da cidade no período olímpico e influenciaram iniciativas posteriores ao redor do mundo.
Abstract: In recent decades, mega sporting events have been used as a tool for urban transformation and international promotion of the host cities. One of the objectives of international publicity carried out on these occasions is to increase the visibility of the tourism destination, and thus also increase the number of foreign tourists in the country. Although mega-events are often associated with international demand for tourism, indicators showed that the largest public received on these occasions is frequently composed of domestic tourists. This thesis is dedicated to the study of flow and accommodation data of the effective tourist demand received during The Olympic Games Rio 2016, the largest mega-event hosted in the period, which was considered a success in terms of attendance and revenue received. In this work, it was assessed how much of these positive tourism externalities, perceived in the tourist destination of the city of Rio de Janeiro during the 2016 Olympics, can be attributed to domestic tourism demand. The research was based on the division and comparison of data from the two groups of tourists that make up the total demand received, domestic and international. The data used was collected during the event in the city of Rio de Janeiro by municipal, state and federal public bodies, as well as trade associations in the tourism sector, which were later made available in demand books. The Mobile Data Analysis Report provided by the City of Rio de Janeiro was analyzed, based on information from tourists generated in big data, the comparison of this material with other references contributed to a broad perception of the composition of tourist demand for mega events, and to identify differences in behavior between international and domestic tourist groups at the time. The methodology used in the thesis serves the public authorities as an example for future analysis of demand data from tourist destinations, not limited to the reception of mega events. It is concluded that there was a “mega-event syndrome” at the Rio de Janeiro Olympic Games due to the overestimation of the increase in tourist flow in later periods. The results indicated the dependence of domestic demand on tourism in Brazil even after the 2013-2016 mega-event cycle. Domestic tourist groups also showed a better geographic distribution in the city during the Rio Olympics. While international groups registered a greater concentration in the Copacabana Cluster, there was a greater registration of domestic groups in the Barra Cluster and Maracanã Cluster. Among the 2016 Olympic legacies identified are the partnerships established by the city hall, between different spheres of power in investing in urban infrastructure, and public-private partnerships, in the application of data mining techniques and technologies that helped in managing the city’s flows in the Olympic period and influenced later initiatives around the world.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34679
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