Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Fernanda Farias-
dc.date.accessioned2024-09-04T21:41:48Z-
dc.date.available2024-09-04T21:41:48Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.citationARAUJO, Fernanda Farias. Espaços saudáveis para o ensino e aprendizagem: projeto de uma escola infantil em Curitiba. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34673-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic rescues reflections on the role of architecture in the health and well-being of human beings, which leads to considering aspects of a healthy building in architectural projects with an emphasis on school architecture in early childhood education whose users are children who have greater vulnerabilities in relation to adults. In this sense, the present work proposes to present the requirements that characterize a healthy building and the pertinent design strategies applied in school architecture. For that, bibliographical researches and surveys were carried out and the data treatments were carried out in a qualitative way. The main conclusions point out that, in addition to influencing users’ health and well-being, the characteristics of healthy buildings within schools can also influence children’s learning and development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectArquitetura - Fatores humanospt_BR
dc.subjectEdifícios escolares - Projetos e plantaspt_BR
dc.subjectBem-estarpt_BR
dc.subjectConforto humanopt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectArchitecture - Human factorspt_BR
dc.subjectSchool buildings - Designs and planspt_BR
dc.subjectWell-beingpt_BR
dc.subjectHuman comfortpt_BR
dc.subjectSchool children - Health and hygienept_BR
dc.titleEspaços saudáveis para o ensino e aprendizagem: projeto de uma escola infantil em Curitibapt_BR
dc.title.alternativeHealthy spaces for teaching and learning: project for a children's school in Curitibapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA pandemia de Covid-19 resgata reflexões sobre o papel da arquitetura na saúde e bem-estar do ser humano, o que conduz a considerar aspectos de um edifício saudável nos projetos de arquitetura com ênfase na arquitetura escolar da educação infantil cujos usuários são crianças que apresentam maiores vulnerabilidades em relação aos adultos. Nesse sentido, o presente trabalho propõe-se a apresentar os requisitos que caracterizam um edifícios saudável e as estratégias projetuais pertinentes aplicadas na arquitetura escolar. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas e levantamentos e os tratamentos dos dados foram realizados de forma qualitativas. As principais conclusões apontam que além de influenciar na saúde e bem-estar dos usuários, as características dos edifícios saudáveis no âmbito das escolas podem também influenciar no aprendizado e desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Ito, Armando Luis Yoshio-
dc.contributor.referee1Sastre, Rodolfo Marques-
dc.contributor.referee2Fortunato, Rafaela Antunes-
dc.contributor.referee3Beatrice, Claudionor-
dc.contributor.referee4Ito, Armando Luis Yoshio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
espacossaudaveisescolainfatil.pdf44,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons