Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34673
Título: | Espaços saudáveis para o ensino e aprendizagem: projeto de uma escola infantil em Curitiba |
Título(s) alternativo(s): | Healthy spaces for teaching and learning: project for a children's school in Curitiba |
Autor(es): | Araujo, Fernanda Farias |
Orientador(es): | Ito, Armando Luis Yoshio |
Palavras-chave: | Arquitetura - Fatores humanos Edifícios escolares - Projetos e plantas Bem-estar Conforto humano Saúde escolar Architecture - Human factors School buildings - Designs and plans Well-being Human comfort School children - Health and hygiene |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ARAUJO, Fernanda Farias. Espaços saudáveis para o ensino e aprendizagem: projeto de uma escola infantil em Curitiba. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 resgata reflexões sobre o papel da arquitetura na saúde e bem-estar do ser humano, o que conduz a considerar aspectos de um edifício saudável nos projetos de arquitetura com ênfase na arquitetura escolar da educação infantil cujos usuários são crianças que apresentam maiores vulnerabilidades em relação aos adultos. Nesse sentido, o presente trabalho propõe-se a apresentar os requisitos que caracterizam um edifícios saudável e as estratégias projetuais pertinentes aplicadas na arquitetura escolar. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas e levantamentos e os tratamentos dos dados foram realizados de forma qualitativas. As principais conclusões apontam que além de influenciar na saúde e bem-estar dos usuários, as características dos edifícios saudáveis no âmbito das escolas podem também influenciar no aprendizado e desenvolvimento da criança. |
Abstract: | The Covid-19 pandemic rescues reflections on the role of architecture in the health and well-being of human beings, which leads to considering aspects of a healthy building in architectural projects with an emphasis on school architecture in early childhood education whose users are children who have greater vulnerabilities in relation to adults. In this sense, the present work proposes to present the requirements that characterize a healthy building and the pertinent design strategies applied in school architecture. For that, bibliographical researches and surveys were carried out and the data treatments were carried out in a qualitative way. The main conclusions point out that, in addition to influencing users’ health and well-being, the characteristics of healthy buildings within schools can also influence children’s learning and development. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34673 |
Aparece nas coleções: | CT - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
espacossaudaveisescolainfatil.pdf | 44,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons