Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34670
Título: Escola de cinema: uma odisseia em homenagem aos 125 anos de cinema em Curitiba - PR
Título(s) alternativo(s): Cinema school: an odyssey in honor of the 125 years of cinema in Curitiba - PR
Autor(es): Souza, Larissa Dias Mendes de
Orientador(es): Ito, Armando Luis Yoshio
Palavras-chave: Cinema e arquitetura - Curitiba (PR)
Patrimônio cultural
Memória - Aspectos sociais
Educação
Motion pictures and architecture - Curitiba (Brazil)
Cultural property
Memory - Social aspects
Education
Data do documento: 27-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Larissa Dias Mendes de. Escola de cinema: uma odisseia em homenagem aos 125 anos de cinema em Curitiba - PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A pesquisa versa a respeito da investigação dos antigos cinemas de rua da cidade de Curitiba - PR, levando em consideração sua paisagem e artefatos arquitetônicos, objetivando gerar discussões sobre conceitos cinematográficos e patrimoniais que serão resumidos para o ensaio de uma escola de cinema. Compreende-se a importância histórica do tecido urbano da Cinelândia, localizada na Rua XV de novembro e suas paralelas, como patrimônio cultural, cuja preservação é uma adversidade para o presente corpo social, visto que completa em 2022 exatos 125 anos de exibição em território curitibano, de forma emudecida. Por meio do projeto de pesquisa, tenciona-se a entender – com base na construção de estudos teóricos – como a relação entre o espaço e o cinema dita a dimensão de sétima arte, assim como, como as tensões cinematográficas ocorreram em território curitibano, concebendo uma arquitetura cujo tipo encontra-se distribuído pelo centro da cidade. Para tanto, realizam-se verificações urbanas, conceituais e analogias com propósito de compreender como aplicar as diretrizes que tenham capacidade de suprir as lacunas existentes no espaço. Sabe-se que a educação é uma forma de contribuir para o processo de salvaguarda patrimonial, por esta razão, atribui-se a aprendizagem relacionada a sétima arte, ligação direta com o genius loci da ambiência, garantindo a manutenção dos diversos significados e ícones presentes. Os resultados obtidos através da pesquisa demonstram que, dentre as grandes problemáticas, encontram-se a construção histórica dos espaços de exibição cinematográfica apropriados pela devassidão e o uso voltado especialmente ao comércio da Rua XV de Novembro, fatores que distanciam a população dos aspectos historicamente edificados do cinema. Portanto, a escola de cinema distribuída por meio da Cinelândia é capaz de incentivar associação dos diversos atores que compõe a cidade, nutrindo o espaço com um uso associado a essência do local.
Abstract: The research deals with the investigation of the old streets cinemas in the city of Curitiba – PR, taking into account its landscape and architectural artifacts, aiming to generate discussions about cinematographic and heritage concepts that will be summarized for the essay of a film school. It is understood the historical importance of the urban fabric of Cinelândia, located at Rua XV de Novembro and its parallels, as a cultural heritage, whose preservation is an adversity for the present social body, since it completes in 2022 exactly 125 years of exhibition in Curitiba, in a muted manner. Through the research project, it is intended to understand – based on the construction of theoretical studies – how the relationship between space and cinema dictates the dimension of the seventh art, as well as how the cinematographic tensions occurred in Curitiba’s territory, conceiving an architecture whose type is distributed throughout the city centre. For that, urban, conceptual and analogies verifications are carried out in order to understand how to apply the guidelines that have the capacity to fill the existing gaps in space. It is known that education is a way of contributing to the process of safeguarding heritage, for this reason, learning related to the seventh art is attributed, a direct link with the genius loci of the ambience, ensuring the maintenance of the various meanings and icons present. The results obtained through the research show that, among the great problems, are the historical construction of cinematographic exhibition spaces appropriated by debauchery and the use aimed especially at the commerce of Rua XV de Novembro, factors that distance the population from the historically built aspects of the cinema. Therefore, the film school distributed through Cinelândia is able to encourage the association of the various actors that make up the city, nourishing the space with a use associated with the essence of the place.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34670
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
escolacinemacuritiba.pdf73,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons