Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3466
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ramos, Cassiano Henrique Monteiro Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-28T17:55:06Z | - |
dc.date.available | 2018-09-28T17:55:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-31 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Cassiano Henrique Monteiro Corrêa. Geometria e trigonometria aplicadas na topografia: uma alternativa para a interdisciplinaridade e a contextualização. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3466 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to introduce the mathematical contents of the first year of high school in an interdisciplinary way, relating them to topics of topography. The first chapter presents some fundamental concepts of Topography and several historical instruments used for topographic measurements. The second chapter begins with an analysis of first-year high school textbooks and the topographical applications contained in them, and continues to describe the contents of geometry and trigonometry along with many applications in Topography. Finally, the third chapter presents some fundamental procedures of Topography, which do not fit into a single mathematical content, seeking to justify them mathematically. The work aims to bring the most relevant demonstrations, examples and applications in all contents presented, offering the teacher and the students an alternative for contextualization in the Topography for the presented mathematics. It is intended, with this, to show that geometry and trigonometry, sometimes uninteresting and meaningless to students, can solve problems in real situations, which are useful and interesting. In addition to the work, a didactic theodolite for 3D printing, available free on the Internet, and a Handbook of Theodolite Use in Mathematics Classrooms were developed. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Topografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geomtria | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Teodolitos | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Topography - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Trigonometry | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary approach in education | pt_BR |
dc.subject | Textbooks - Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Theodolites | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | Geometria e trigonometria aplicadas na topografia: uma alternativa para a interdisciplinaridade e a contextualização | pt_BR |
dc.title.alternative | Geometry and trigonometry applied to topography: an alternative to interdisciplinarity and contextualization | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva introduzir os conteúdos matemáticos do 1º ano do ensino médio de maneira interdisciplinar, relacionando-os a temas da topografia. O primeiro capítulo apresenta alguns conceitos fundamentais da Topografia e diversos instrumentos históricos utilizados para medições topográficas. O segundo capítulo inicia com uma análise de livros didáticos do primeiro ano do ensino médio e das aplicações topográficas contidas neles, e segue descrevendo os conteúdos de geometria e trigonometria junto com muitas aplicações na Topografia. Por fim, o terceiro capítulo traz alguns procedimentos fundamentais da Topografia, que não cabem em um único conteúdo matemático, buscando justificá-los matematicamente. O trabalho procura trazer, em todos os conteúdos apresentados, as demonstrações mais pertinentes, exemplos e aplicações, oferecendo ao professor e aos alunos uma alternativa de contextualização na Topografia para a matemática apresentada. Pretende-se, com isso, mostrar que a geometria e trigonometria, às vezes desinteressantes e sem sentido para os alunos, podem resolver problemas em situações reais, que são úteis e interessantes. Paralelamente ao trabalho, foram desenvolvidos um teodolito didático para impressão 3D, disponível gratuitamente na internet, e um Manual de Uso do Teodolito nas Aulas de Matemática. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1042150490780548 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Adames, Márcio Rostirolla | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7544873170099727 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Adames, Márcio Rostirolla | - |
dc.contributor.referee2 | Sánchez, Andrés David Báez | - |
dc.contributor.referee3 | Cecconello, Moiseis dos Santos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Ramos,Cassiano Henrique Monteiro Corrêa_2018.pdf | 10,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.