Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Cassiano Henrique Monteiro Corrêa-
dc.date.accessioned2018-09-28T17:55:06Z-
dc.date.available2018-09-28T17:55:06Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationRAMOS, Cassiano Henrique Monteiro Corrêa. Geometria e trigonometria aplicadas na topografia: uma alternativa para a interdisciplinaridade e a contextualização. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3466-
dc.description.abstractThe present work aims to introduce the mathematical contents of the first year of high school in an interdisciplinary way, relating them to topics of topography. The first chapter presents some fundamental concepts of Topography and several historical instruments used for topographic measurements. The second chapter begins with an analysis of first-year high school textbooks and the topographical applications contained in them, and continues to describe the contents of geometry and trigonometry along with many applications in Topography. Finally, the third chapter presents some fundamental procedures of Topography, which do not fit into a single mathematical content, seeking to justify them mathematically. The work aims to bring the most relevant demonstrations, examples and applications in all contents presented, offering the teacher and the students an alternative for contextualization in the Topography for the presented mathematics. It is intended, with this, to show that geometry and trigonometry, sometimes uninteresting and meaningless to students, can solve problems in real situations, which are useful and interesting. In addition to the work, a didactic theodolite for 3D printing, available free on the Internet, and a Handbook of Theodolite Use in Mathematics Classrooms were developed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTopografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeomtriapt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTeodolitospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTopography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectTextbooks - Evaluationpt_BR
dc.subjectTheodolitespt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleGeometria e trigonometria aplicadas na topografia: uma alternativa para a interdisciplinaridade e a contextualizaçãopt_BR
dc.title.alternativeGeometry and trigonometry applied to topography: an alternative to interdisciplinarity and contextualizationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva introduzir os conteúdos matemáticos do 1º ano do ensino médio de maneira interdisciplinar, relacionando-os a temas da topografia. O primeiro capítulo apresenta alguns conceitos fundamentais da Topografia e diversos instrumentos históricos utilizados para medições topográficas. O segundo capítulo inicia com uma análise de livros didáticos do primeiro ano do ensino médio e das aplicações topográficas contidas neles, e segue descrevendo os conteúdos de geometria e trigonometria junto com muitas aplicações na Topografia. Por fim, o terceiro capítulo traz alguns procedimentos fundamentais da Topografia, que não cabem em um único conteúdo matemático, buscando justificá-los matematicamente. O trabalho procura trazer, em todos os conteúdos apresentados, as demonstrações mais pertinentes, exemplos e aplicações, oferecendo ao professor e aos alunos uma alternativa de contextualização na Topografia para a matemática apresentada. Pretende-se, com isso, mostrar que a geometria e trigonometria, às vezes desinteressantes e sem sentido para os alunos, podem resolver problemas em situações reais, que são úteis e interessantes. Paralelamente ao trabalho, foram desenvolvidos um teodolito didático para impressão 3D, disponível gratuitamente na internet, e um Manual de Uso do Teodolito nas Aulas de Matemática.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1042150490780548pt_BR
dc.contributor.advisor1Adames, Márcio Rostirolla-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7544873170099727pt_BR
dc.contributor.referee1Adames, Márcio Rostirolla-
dc.contributor.referee2Sánchez, Andrés David Báez-
dc.contributor.referee3Cecconello, Moiseis dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Ramos,Cassiano Henrique Monteiro Corrêa_2018.pdf10,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.