Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrins, Simone Aparecida-
dc.date.accessioned2024-09-02T18:31:21Z-
dc.date.available2024-09-02T18:31:21Z-
dc.date.issued2024-06-24-
dc.identifier.citationPRINS, Simone Aparecida. O perfil docente, o uso da tecnologia educacional e a metodologia didática empregada, antes, durante e depois do ensino remoto emergencial brasileiro. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34650-
dc.descriptionAcompanha o produto educacional "Site Não Estacionei"pt_BR
dc.description.abstractThe use of technological resources as a mediator of learning is one of the topics currently discussed and advances educational advancement. Its use was intensified with the emergence of a pandemic that resulted in the suspension of in-person classes and the introduction of remote teaching. At this time, we sought to map the teaching technological profile and its methodologies, through the application of an Anonymous Google Form, which addressed issues related to the educational mastery of technological tools, teaching experience, preparation and execution of classes. Teachers from fifteen States participated in the research, in which 41% indicated basic mastery in the pedagogical use of technological tools. A total of 11% of teachers demonstrated superficial and laymanship. In relation to the classes taught, the platforms that appear to be the most used are G-Suite For Education, Youtube and “Office Package”. However, the expository methodology was predominant. Relating the length of teaching experience with the level of technological mastery, teachers with between 10 and 15 years of experience stand out, with 65.3% having the highest level of mastery of the tools, a phase in which greater career motivation occurs. After the Covid-19 pandemic, the same form was applied with the aim of developing a longitudinal study of the teaching profile, mapping the current domain in relation to educational technology and the development of classes. After remote teaching, it should be noted that the teaching profile underwent changes, in which the level of intermediate technological mastery appears prominently, with 41.7% of respondents. The most used technological platform continues to be G-Suite For Education and the class methodology predominantly continues to be expository, however with a significant increase in interactive methodologies. In the current scenario, teachers with up to 5 years of experience have the highest levels of specialization in the use of educational technology in the classroom, while teachers with between 5 and 10 years of experience have the most basic level of mastery. Remote teaching promoted a significant change in education, raising the level of teacher preparation and encouraging the use of more active methodologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTempo de serviçopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino via Webpt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectTeachers - In-service trainingpt_BR
dc.subjectLength of servicept_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectWeb-based instructionpt_BR
dc.subjectPandemicspt_BR
dc.titleO perfil docente, o uso da tecnologia educacional e a metodologia didática empregada, antes, durante e depois do ensino remoto emergencial brasileiropt_BR
dc.title.alternativeThe teaching profile, educational technology uses and teaching methodology used, before, during and after Brazilian emergency remote teachingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização de recursos tecnológicos como mediador da aprendizagem é um dos assuntos discutidos na atualidade visando o avanço educacional. Sua utilização foi intensificada com o surgimento de uma pandemia que acarretou a suspensão das aulas presenciais e instaurou o ensino remoto. Nesse momento, buscou-se mapear o perfil tecnológico docente e suas metodologias, através da aplicação de um Google Formulário anônimo, que abordou questões relacionadas ao domínio educacional de ferramentas tecnológicas, tempo de atuação docente, preparação e execução das aulas. Docentes de quinze Unidades Federativas participaram da pesquisa, em que 41% indicaram domínio básico na utilização pedagógica de ferramentas tecnológicas. Somam-se 11% os docentes que manifestaram domínio superficial e leigo. Em relação às aulas ministradas, as plataformas que aparecem como as mais utilizadas são o GSuite For Education, Youtube e “Pacote Office”. No entanto, a metodologia expositiva foi predominante. Relacionando o tempo de atuação docente com o nível de domínio tecnológico, destacam-se os professores entre 10 e 15 anos de atuação, com 65,3% do domínio mais elevado das ferramentas, fase em que ocorre maior motivação com a carreira. Após a pandemia de Covid-19, o mesmo formulário foi aplicado com o objetivo de desenvolver um estudo longitudinal do perfil docente, mapear o domínio atual em relação à tecnologia educacional e o desenvolvimento das aulas. Após o ensino remoto, percebeu-se que o perfil docente sofreu alterações, em que o nível de domínio tecnológico intermediário aparece em destaque, com 41,7% dos entrevistados. A plataforma tecnológica mais utilizada continua sendo o G-Suite For Education e a metodologia de aula predominante continua sendo expositiva, no entanto com um aumento significativo nas metodologias interativas. No atual cenário, os docentes até 5 anos de carreira possuem os maiores níveis de especialização na utilização de tecnologia educacional em sala de aula, enquanto os docentes entre 5 e 10 anos de atuação, possuem o nível mais básico de domínio. O ensino remoto promoveu uma mudança significativa na educação, elevando o nível de preparação docente e incentivando a utilização de metodologias mais ativas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0008-4248-0053pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713320767881201pt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo Filho, Paulo Sergio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee1Camargo Filho, Paulo Sergio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee2Machi, Andre Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/5216976394632254pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
perfildocentetecnologia.pdf7,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
perfildocentetecnologia_produto.pdf6,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons