Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34644
Título: Jogo lúdico como estratégia contextual para o ensino de hidrocarbonetos
Título(s) alternativo(s): Playful game as a contextual strategy for teaching hydrocarbons
Autor(es): Hobold, Giseli Rosin
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça
Palavras-chave: Jogos educativos
Aprendizagem ativa
Estratégias de aprendizagem
Educational games
Active learning
Learning strategies
Data do documento: 1-Jul-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: HOBOLD, Giseli Rosin. Jogo lúdico como estratégia contextual para o ensino de hidrocarbonetos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.
Resumo: A Química Orgânica, por conter conteúdos muito específicos e teóricos, acarreta muitas dificuldades aos alunos. As nomenclaturas são difíceis de memorizar e associar com o cotidiano. Como consequência, desencadeia-se a desmotivação dos alunos, que não compreendem o conteúdo, o qual muitas vezes é abordado de forma sistemática pelos professores que, também estão desmotivados por falta de recursos, salários baixos e o desrespeito em sala de aula. O ensino de Química Orgânica pode se tornar mais acessível e dinâmico através da instrumentação do ensino realizada pelos professores. O uso de jogos lúdicos pode ser uma opção de recurso estratégico para a transposição do ensino. Nesta perspectiva, o presente trabalho traz um jogo lúdico como estratégia contextual para a o ensino de hidrocarbonetos, a ser utilizado como recurso didático, para trabalhar exercícios de maneira não convencional, atraindo o interesse dos alunos.
Abstract: Organic Chemistry, as it contains very specific and theoretical content, causes many difficulties for students. Nomenclatures are difficult to memorize and associate with everyday life. As a consequence, students become demotivated, as they do not understand the content, which is often approached systematically by teachers who are also unmotivated due to lack of resources, low salaries and disrespect in the classroom. The teaching of Organic Chemistry can become more accessible and dynamic through teaching instrumentation carried out by teachers. The use of playful games can be a strategic resource option for teaching transposition. From this perspective, the present work presents a playful game as a contextual strategy for teaching hydrocarbons, to be used as a teaching resource, to work on exercises in an unconventional way, attracting students' interest.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34644
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogoludicoestrategiacontextual.pdf789,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons