Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34643
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Fernanda Vitória de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T15:12:46Z | - |
dc.date.available | 2024-09-02T15:12:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Fernanda Vitória de. Cosméticos e nanotecnologia: uma proposta para o ensino de química. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34643 | - |
dc.description.abstract | Cosmetics are formulations composed of natural or synthetic substances and intended for external use on the human body. They are widely used by the population with the aim of enhancing beauty and improving appearance, as well as for personal hygiene. With the notable and widespread consumption of cosmetics and personal hygiene products by the population since prehistoric times, it highlights the significant economic growth of this sector today, a result of scientific and technological advances. Given the relevance of this topic in a society where the search for beauty and longevity are striking characteristics, we chose to approach it from the perspective of chemical knowledge. In this work, the themes of Cosmetics and Nanotechnology were explored in relation to chemistry topics (acids, bases, pH and nanomaterials) taught in high school. In order to set up a connection between everyday cosmetics and chemical knowledge, a systematized didactic sequence was carried out in the Three Pedagogical Moments, involving the initial problematization, the organization of knowledge and the application of knowledge. This material was used in the State Education network, with third-year high school students. Data were obtained through activities and a diagnostic assessment carried out by students on the theme explored and the respective approach. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.title | Cosméticos e nanotecnologia: uma proposta para o ensino de química | pt_BR |
dc.title.alternative | Cosmetics and nanotechnology: a proposal for chemistry teaching | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Cosméticos são formulações compostas por substâncias naturais ou sintéticas e destinadas ao uso externo no corpo humano. São amplamente empregados pela população com o objetivo de realçar a beleza e melhorar a aparência, bem como, para higiene pessoal. Com o notável e amplo consumo de cosméticos e produtos de higiene pessoal pela população desde a pré-história, evidencia-se o expressivo crescimento econômico desse setor na atualidade, resultado dos avanços científicos e tecnológicos. Diante da relevância desse tema em uma sociedade onde a busca pela beleza e longevidade são características marcantes, optou-se por abordá-lo sob a perspectiva do conhecimento químico. Nesse trabalho, os temas Cosméticos e Nanotecnologia foram explorados em relação aos tópicos de Química (ácidos, bases, pH e nanomateriais) estudados no Ensino Médio. A fim de estabelecer uma conexão entre os cosméticos de uso diário e o conhecimento químico, foi elaborado uma sequência didática sistematizada nos Três Momentos Pedagógicos, envolvendo a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. Este material foi utilizado na rede Estadual de Ensino, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os dados foram obtidos por meio de atividades e de uma avaliação diagnóstica realizada pelos estudantes acerca da temática explorada e da respectiva abordagem. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
dc.contributor.referee1 | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
dc.contributor.referee2 | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
dc.contributor.referee3 | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cosmeticosnanotecnologiapropostaensino.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons