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Título: Implementação de uma planta didática para o ensino de engenharia no contexto da educação 4.0
Título(s) alternativo(s): Implementation of a didactic plant for the teaching of engineering in the context of 4.0 education
Autor(es): Ribeiro, Josielly Gomes
Carpen, Silviane Cristina Baptista
Orientador(es): Santos, Winderson Eugenio dos
Palavras-chave: Indústria 4.0
Internet das coisas
Engenharia - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Controladores PID
Arduino (Controlador programável)
Industry 4.0
Internet of things
Engineering - Study and teaching
Educational technology
PID controllers
Arduino (Programmable controller)
Data do documento: 17-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RIBEIRO, Josielly Gomes; CARPEN, Silviane Cristina. Implementação de uma planta didática para o ensino de engenharia no contexto da educação 4.0. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A chegada da indústria 4.0 e a inserção de novas tecnologias no cotidiano da sociedade trouxeram inúmeras transformações em muitas áreas. Dentre elas, é possível citar uma, que por si só já é fator de transformação na sociedade: a educação. Tendo isso em vista, o presente trabalho terá como foco o ensino da engenharia no contexto 4.0, apresentando uma proposta de desenvolvimento de uma planta didática modular, que ficará localizada na UTFPR, mas podendo ser acessada e controlada por estudantes de qualquer lugar por um sistema remoto, desta forma expandindo e facilitando o acesso à práticas e experimentos com conceitos da indústria 4.0 sem a necessidade de deslocamento ou interação física com o espaço da universidade. A elaboração dessa proposta consiste na construção de um ambiente que viabilize a realização de experimentos em que estejam inseridas algumas das tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. E aqui para realizar a validação do conceito foi realizada a sintonização de uma planta PID — Arduino parametrizada a partir da web -, utilizando a placa Raspberry Pi como ferramenta de computação em névoa e utilizando protocolos de rede para realização do controle remoto. Espera-se que, após a implementação, os acadêmicos desta universidade possam realizar e controlar os experimentos, da planta proposta, de qualquer lugar com acesso à internet.
Abstract: The arrival of industry 4.0 and the insertion of new technologies in the daily life of society brought countless changes in many areas, including one that in itself is already a factor of transformation in society: education. With that in mind, this work will focus on the teaching of engineering in the 4.0 context, presenting a proposal for the development of a modular didactic plant, which will be located at UTFPR, but being accessed and controlled by students from anywhere through a remote system, thus expanding and facilitating access to practices and experiments with industry 4.0 concepts without the need for displacement or having physical interaction with the university. The elaboration of this proposal consists in the construction of an environment that enables the execution of experiments in which the enabling technologies of industry 4.0 are inserted. In order to carry out the validation for the concept, the tuning of a PID plant – Arduino parameterized from the web – was performed, using the Raspberry Pi as a fog computing tool and using network protocols to perform the remote control. It is expected that, after implementation, the students of this university will be able to carry out and control experiments from anywhere with internet access.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34615
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