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Título: O eixo da oralidade no currículo de língua portuguesa do 9º ano: uma análise
Título(s) alternativo(s): The orality axis in the 9th grade portuguese language curriculum: an analysis
Autor(es): Scheifer, Ramon
Orientador(es): Cechin, Marizete Righi
Palavras-chave: Oralidade na literatura
Planos de aula
Língua portuguesa
Análise de conteúdo (Comunicação)
Base Nacional Comum Curricular
Orality in literature
Lesson planning
Portuguese language
Content analysis (Communication)
Data do documento: 12-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SCHEIFER, Ramon. O eixo da oralidade no currículo de língua portuguesa do 9º ano: uma análise. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o Eixo da Oralidade e como as concepções de oralidade estão incluídas em alguns PAE de LP no 9° ano do Ensino Fundamental da rede privada de ensino na cidade de Curitiba (PR). O método utilizado foi realizar este estudo foi o contato com as escolas particulares da cidade de Curitiba (PR) para a coleta de dados, a fim de entender a abordagem do Eixo da Oralidade no processo de ensino e aprendizagem através de uma Análise de Conteúdo. Foram recebidos oito Planos de Ensino do 9º ano do Ensino Fundamental para desenvolver um estudo de abordagem qualitativa com natureza aplicada. Em relação aos objetivos, eles são descritivos e quanto ao procedimento, é bibliográfico com a análise documental. Para realizar o estudo dos planos de ensino, fez-se um recorte das propostas que envolvem apenas o Eixo da Oralidade, tópico privilegiado nessa pesquisa, porém percebeu-se que a presença de outros Eixos como da leitura e da escrita também fazem parte da análise devido a proposta de multiletramento apresentada pela BNCC. Os resultados apontam para uma sistematização das descrições dos Planos de Ensino e identificou-se que os trabalhos com a oralidade são realizados a partir de seminários ou debates e que pouco aborda outros gêneros textuais orais sugeridos pela BNCC. Ainda, há a concepção de oralidade como ponto de reflexão a partir dos documentos analisados em relação às atividades aplicadas. Também foi pertinente refletir sobre algumas dificuldades do professor ao desenvolver um Plano de Ensino. Conclui-se que as propostas da BNCC sugerem uma formação dos estudantes com o domínio de múltiplas linguagens quando se trata do Eixo da Oralidade, uma vez que há interação entre os três eixos da Língua Portuguesa proposta esta que foi verificada de diferentes maneiras nos Planos de Ensino analisados.
Abstract: The aim of this research is to analyze the Axis of Orality and how conceptions of orality are included in some LP Syllabuses in the 9th year of elementary school in the private school system in the city of Curitiba (PR). The method used to carry out this study was to contact private schools in the city of Curitiba (PR) to collect data, in order to understand the approach of the Orality Axis in the teaching and learning process through a Content Analysis. We received eight Teaching Plans from the 9th grade of elementary school in order to develop a qualitative study of an applied nature. The objectives are descriptive and the procedure is bibliographical with documentary analysis. In order to study the teaching plans, a selection was made of the proposals involving only the Orality Axis, which is the topic of this research, but it was noted that the presence of other axes such as reading and writing are also part of the analysis due to the multilearning proposal put forward by the BNCC. The results point to a systematization of the descriptions of the Teaching Plans and it was identified that the work with orality is carried out through seminars or debates and that little is done with other oral textual genres suggested by the BNCC. Furthermore, the concept of orality is a point of reflection in the documents analyzed in relation to the activities applied. It was also pertinent to reflect on some of the teacher's difficulties when developing a Teaching Plan. The conclusion is that the BNCC's proposals suggest that students should be trained to master multiple languages when it comes to the Orality Axis, since there is interaction between the three axes of Portuguese Language, a proposal that was verified in different ways in the Teaching Plans analyzed.
Descrição: Acompanha produção técnica: O podcast como uma estratégia para o ensino de oralidade em sala de aula
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34551
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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