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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3454
Título: | Maximizando lucros e minimizando perdas: tópicos de programação linear com aplicações e perspectivas para o ensino |
Título(s) alternativo(s): | Maximizing profits and minimizing losses: linear programming topics with applications and prospects for teaching |
Autor(es): | Ferreira, Rodrigo Moraes |
Orientador(es): | Begiato, Rodolfo Gotardi |
Palavras-chave: | Pesquisa operacional Programação linear Solução de problemas Programação (Matemática) Métodos gráficos Empreendedorismo Matemática - Ensino e estudo Matemática Operations research Linear programming Problem solving Programming (Mathematics) Graphic methods Entrepreneurship Mathematics - Study and teaching Mathematics |
Data do documento: | 17-Fev-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FERREIRA, Rodrigo Moraes. Maximizando lucros e minimizando perdas: tópicos de programação linear com aplicações e perspectivas para o ensino. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
Resumo: | Este trabalho inicialmente apresenta de forma introdutória a importância e aplicações da área de Pesquisa Operacional, enfatizando os Problemas de Programação Linear com exemplos de situações envolvendo maximização e minimização. O Método Gráfico geralmente é usado como solução de problemas com duas variáveis enquanto o Método Simplex é mais versátil em relação a quantidade de variáveis. Ao final é apresentada uma proposta de abordagem de Problemas de Programação Linear nas aulas de Ensino Médio, incluindo, no contexto, o tema do empreendedorismo. |
Abstract: | This work initially introduces the importance and applications of the area of Operational Research, emphasizing Linear Programming Problems with examples of situations involving maximization and minimization. The Graphical Method is usually used as a two-variable problem solving while the Simplex Method is more versatile in relation to the number of variables. Finally, a proposal is presented to approach Linear Programming Problems in High School classes, including, in the context, the theme of entrepreneurship. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3454 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
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