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Título: A função social da escola em educar, numa perspectiva interdisciplinar, para o ambiente livre de tabaco
Título(s) alternativo(s): The school's social role in educating, from an interdisciplinary perspective, for a tobacco-free environment
Autor(es): Dante, Zilmara Elaine
Orientador(es): Figueiredo, Marcia Camilo
Palavras-chave: Educação ambiental
Fumo - Legislação
Fumo - Vício - Aspectos da saúde
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Environmental education
Tabacco - Law and legislation
Tobacco use - Health aspects
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 15-Mai-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: DANTE, Zilmara Elaine. A função social da escola em educar, numa perspectiva interdisciplinar, para o ambiente livre de tabaco. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: Para fomentar a importância do convívio social ambiental livre de tabaco, com o escopo de tutelar a vida e saúde das pessoas e assim, formar consciência cívica do aprendiz, uma vez que a escola incumbe o papel de transformar a sociedade, e sendo o primeiro ambiente de convívio social, fez-se necessário o fortalecimento informativo e prático da lei e normas que regulamentam este direito. O tema proposto, a função social da escola em educar, numa perspectiva interdisciplinar, para o ambiente livre de tabaco, específico da temática Educação Ambiental, contempla os desafios socioeducacionais inseridos no Projeto Político Pedagógico Escolar. Dito isso, a pesquisa respondeu o seguinte problema: De que maneira a utilização de um manual de orientações interdisciplinares intitulado ambiente livre de tabaco, um ato de consciência cívica, pode contribuir para que docentes, diretora-geral e equipe pedagógica insiram em suas práticas pedagógicas, a Lei Antifumo n°16.239/2009 e demais normas que tutelam o ambiente livre de tabaco no ambiente social escolar? Destarte, o objetivo da pesquisa foi investigar se o “manual de orientações interdisciplinares: ambiente livre de tabaco, um ato de consciência cívica” colabora para que docentes, diretora-geral e equipe pedagógica coloquem em prática a Lei Antifumo n°16.239/2009 e demais normas que tutelam o ambiente livre de tabaco no ambiente social escolar, bem como investigar a potencialidade do material na formação dos educandos. De natureza qualitativa, a pesquisa aplicada contou com a participação de cinco educadores - uma professora pesquisadora, duas integrantes da equipe pedagógica e uma diretora, num total de nove participantes do período noturno. Os participantes desenvolveram a pesquisa aplicada com educandos de três turmas de terceiro ano do Ensino Médio noturno. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas da observação participante e questionário. A proposta de trabalho interdisciplinar com a temática ambiental, fomentando teoria e prática, respondeu a questão investigativa a partir da afirmação dos participantes de que o material proposto contribuiu para que os sujeitos envolvidos, que do mesmo ambiente compartilham, se tornassem aptos a exigir o ambiente livre de poluentes, efetivando, assim, o cumprimento da regra social em respeito ao espaço ambiental comum, tanto que, da análise das respostas obtidas pelos participantes, pode-se verificar indícios de que houve uma mudança significativa e positiva em relação ao comportamento dos alunos, inclusive porque alguns deles compartilharam que havia deixado o vício, ou estavam aptos a deixá-lo. O envolvimento da equipe pedagógica, diretora-geral e docentes, foi o ápice para que o processo de reafirmar a importância da Lei Antifumo se efetivasse, o que pode ser observado durante e após aplicação da teoria e prática da proposta de trabalho, com uma redução do consumo do tabaco no ambiente escolar na turma do 3° ano do Ensino Médio Noturno, resultado da formação de alunos críticos e reflexivos, aptos a exercer a cidadania.
Abstract: In order to promote the importance of a tobacco-free environment, with the aim of protecting people's lives and health and thus forming the civic conscience of the learner, since the school has the role of transforming society, and since it is the first environment for social interaction, it was necessary to strengthen the information and practice of the law and norms that regulate this right. The proposed theme, the social function of the school in educating, from an interdisciplinary perspective, for a tobacco-free environment, specific to the theme of Environmental Education, contemplates the socio-educational challenges inserted in the School Pedagogical Political Project. That said, the research answered the following problem: In what way can the use of an interdisciplinary guidance manual entitled Tobacco-free environment, an act of civic conscience, help teachers, the headmaster and the pedagogical team to include in their pedagogical practices the Smoke-Free Law No. 16,239/2009 and other rules that protect the tobacco-free environment in the school social environment? The aim of the research was to investigate whether the "interdisciplinary guidelines manual: tobacco-free environment, an act of civic awareness" helps teachers, the headmaster and the pedagogical team to put into practice the Smoke-Free Law No. 16.239/2009 and other norms that protect the tobacco-free environment in the school social environment, as well as to investigate the potential of the material in educating students. Of a qualitative nature, the applied research involved five educators - a research teacher, two members of the teaching team and a headmistress, totalling nine participants from the evening period. The participants carried out the applied research with students from three third-year evening secondary school classes. Participant observation and questionnaires were used to collect the data. The proposal for interdisciplinary work on environmental issues, fostering theory and practice, answered the research question based on the participants' assertion that the proposed material contributed to the subjects involved, who share the same environment, becoming able to demand an environment free of pollutants, thus making it effective, The analysis of the responses obtained by the participants shows that there has been a significant and positive change in the students' behaviour, not least because some of them shared that they had given up their addiction or were ready to give it up. The involvement of the pedagogical team, headmaster and teachers was the culmination of the process of reaffirming the importance of the anti-smoking law, which can be seen during and after the application of the theory and practice of the work proposal, with a reduction in tobacco consumption in the school environment in the 3rd year evening high school class, the result of the formation of critical and reflective students, able to exercise citizenship.
Descrição: Acompanha produto educacional "Manual de orientações interdisciplinares: ambiente livre de tabaco, um ato de consciência cívica"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34536
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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